A canadense Bianca Andreescu conquistou o WTA de Toronto neste domingo depois que a americana Serena Williams foi obrigada a abandonar a quadra por sentir dores nas costas quando perdia por 3-1 no primeiro set.

Serena, de 37 anos, não conseguiu evitar o choro ao deixar a partida decisiva diante da jovem Andreescu, de apenas 19 anos.

A canadense ganhou o segundo troféu de sua carreira, depois de vencer em Indian Wells em março. Com o título, ela se tornou a primeira tenista canadense a vencer o WTA de Toronto em 50 anos.

Andreescu havia aberto uma vantagem de 3-1 com uma quebra de serviço quando a jogadora 23 vezes campeã de Grand Slam sentiu que não poderia continuar.

Quando ficou claro que Williams deixaria a quadra, a canadense, que tem 18 anos a menos que a americana, se aproximou da adversária que estava sentada na cadeira, e lhe dirigiu palavras de incentivo, além de um abraço para consolá-la.

Foi um grande golpe para a veterana tenista que se aproximava de seu título de número 73 da WTA, e o primeiro desde setembro de 2017.

Derrotada pela romena Simona Halep na final de Wimbledon em julho, Williams estava jogando apenas sua partida de número 24 do ano depois de vários problemas persistentes em um joelho.

“Sinto muito, não consegui hoje”, disse ela ao público presente, com a voz embargada. “Eu tentei, mas não consegui. Bianca, você é uma grande esportista, mulher. Obrigado à minha equipe, foi um ano difícil, mas seguiremos em frente”, acrescentou Serena.

A campeã retribuiu o carinho: “Eu sei como é abandonar torneios e se machucar, não é fácil,” disse Andreescu para a americana.

“Esta não era a maneira que eu esperava ganhar e vendo você deixar a quadra. Eu te assisti jogando tantas vezes, você é uma verdadeira campeã dentro e fora das quadras”, elogiou a jovem canadense.

bb/meh/ol/aam