A empresária Bianca Andrade e o ator, empresário e criador de conteúdo Raphael Vicente unem forças para a terceira edição do Decora Maré. Consolidado como uma tradição de grande valor cultural, o projeto chega a 2025 com o tema Natal Tropical, incentivando especialmente o uso de materiais recicláveis como pilar da decoração para representar o clima brasileiro das festividades. A iniciativa transforma a tradicional celebração de fim de ano da Maré, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro, onde as luzes coloridas nos becos e janelas são símbolos de afeto e resistência, em um vibrante concurso que une criatividade, pertencimento e sustentabilidade.
“Este ano quisemos dar uma inovada, tirar essa coisa de neve do Natal americano e aproximar mais do nosso clima tropical. Quisemos deixar o Natal mais a nossa cara. O pessoal de favela que é super criativo entrou muito no clima”, comenta Raphael Vicente.
+Bianca Andrade entrevista atrizes durante a passagem de ‘Tudo é Justo’ pelo Brasil
+Bianca Andrade encerra desfile da Vivão na Casa de Criadores
Idealizado para fortalecer a cultura local e a união das famílias, o projeto inspira os moradores que enchem de cor e esperança as fachadas de suas residências. Para essa terceira edição, a prioridade dada à reutilização e à transformação demonstra que a criatividade e a sustentabilidade podem brilhar juntos. A cada luz acesa, o Decora Maré convida a comunidade a manter vivo o espírito natalino e atua como um convite para que o olhar externo veja a favela sob outra perspectiva: a de um território que pulsa vida, alegria e coletividade, onde celebrar é também resistir.
As trajetórias de seus idealizadores marcam profundamente a parceria: Bianca Andrade, ou Boca Rosa, como ficou conhecida, é uma empresária e criadora de conteúdo que cresceu no Parque União, na Maré, e construiu uma das marcas de beleza mais fortes do país. Raphael Vicente, por sua vez, morador da favela Rubens Vaz, é ator, empresário, produtor de conteúdo e fundador do grupo Dance Maré, conhecido por seu conteúdo genuíno e divertido sobre o cotidiano, moda e arte. Juntos, eles emprestam sua credibilidade para valorizar a cultura local e a beleza da criatividade que nasce na comunidade.
Depois da inscrição das famílias, o público foi convidado a votar em sua decoração favorita diretamente no site do projeto. O anúncio dos vencedores aconteceu no último final de semana: no sábado (13), Bianca e Raphael visitaram os 10 finalistas, que receberam com entusiasmo a notícia da classificação. No domingo (14), todas as famílias finalistas se reuniram para conhecer a casa vitoriosa, através de votação do júri, uma novidade para esta edição. Além disso, o projeto contou, pela primeira vez, com o apoio da Consul. Os 5 primeiros lugares receberam uma premiação com valores em dinheiro que variam entre 3 mil e 10 mil reais, além de conceder um valor simbólico para as cinco últimas colocadas.
“O Decora Maré para mim é a prova viva de que a criatividade e a beleza são potências que nascem na nossa comunidade. Eu cresci no Parque União e sei que favela é um lugar que existe muita cultura, muito trabalho e muito sonho. Nesta terceira edição, com o tema ‘Natal Tropical’, que traduz nosso jeitinho brasileiro e reforça a importância de reutilizar o que já temos. Queremos mostrar que é possível fazer arte com propósito, unindo sustentabilidade e alegria. Esta ação celebra quem somos e coloca em destaque a energia criativa que pulsa na Maré”, comenta Bianca Andrade.
Com o sucesso da terceira edição, o Decora Maré reafirma o poder transformador da união entre ativismo cultural, engajamento comunitário e apoio de marcas parceiras. Ao celebrar o Natal com criatividade e consciência ambiental. O projeto não apenas embeleza a Maré, mas também espelha para o Brasil uma nova narrativa de esperança e resiliência, provando a importância da auto-organização, da união e da celebração do pertencimento.
Ver esta publicação no Instagram