A paulistana Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil e 24ª do mundo, conquistou a maior vitória de sua carreira ao surpreender a número 1 do mundo Iga Swiatek e se garantir nas 4ªs de final do WTA de Toronto. Bia igualará Thomaz Belucci.

Jogando com muita segurança em seu saque e buscando ser estratégica em suas devoluções, a brasileira encarou 3h de batalha contra a melhor tenista da atualidade e fechou o placar em 6/4 3/6 7/5 tendo convertido o mesmo número de aces da polonesa, quatro, e cometido uma dupla-falta diante de 9 de Swiatek.

Esta é a primeira vez na história da Era Aberta que uma tenista brasileira vence a número 1 do mundo.

Com a ida às quartas de final, Bia garante que ocupará o posto de 21ª da WTA na próxima segunda-feira e isso fará com que ela iguale o segundo melhor ranking de simples da história do tênis Brasil, que pertence a Thomaz Bellucci, que em 2012 foi o 21º melhor do mundo.

O jogo

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A partida começou com as duas tenistas trabalhando bem com saques táticos, mas também conseguindo efetivar boas devoluções. Assim, foram vencendo pontos no saque da rival e tentando se pressionar. Swiatek foi a primeira a ter dificuldades, não conseguiu traablhar com primeiro serviço e teve de salvar breakpoint no 3º gane. Vencendo pontos no saque da número 1 do mundo, Bia ganhou confiança e tratou de arriscar mais bolas cruzadas, conquistou quebra no 5º game, abriu 4/2 e administrou sacando bem.
Primeira brasileira na história a vencer um set da número 1 do mundo, Bia Maia entrou confiante na segunda etapa, após parada para a rival ir ao vestiário entre sets. A brasileira tentou tomar a iniciativa e pressionou muito no primeiro game, em que a polonesa salvou cinco breakpoints já no primeiro game e se manteve no jogo. Em um set longo e disputado, Bia e Swiatek tiveram chances de quebras em vários games e a polonesa trabalhou bem com forehand na paralela para conquistar quebra no 6º game, abrir 5/2 e administrar, em set com 1h02 de duração.

No set decisivo, Bia e Swiatek seguiram se pressionando e trocaram quebras nos dois primeiros games da parcial. Trabalhando bem com trocas de bolas na linha de base, Bia conquistou quebra no 6º game, mas sofreu a devolução da quebra na sequência em belíssimo game de devolução de Swiatek. O jogo seguiu equilibrado e Swiatek salvou match-point no 10º game, outros dois no 12º game, mas cometeu erro com backhand e sacabou derrotada.

Na luta por vaga na semifinal, Bia Haddad aguarda pela vencedora do duelo entre a espanhola Garbiñe Muguruza e a suíça Belinda Bencic.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias