Bia Kicis e Junio Amaral: confira outros parlamentares que tiveram perfis suspensos no Twitter

Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

Na segunda-feira (5), os deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Cabo Junio Amaral (PL-MG) tiveram os seus perfis no Twitter suspensos após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo exato da punição ainda não foi divulgado. A dupla se junta a outros sete parlamentares bolsonaristas que também estão sem contas na rede social.

O primeiro caso de suspensão de contas, e o que ganhou mais repercussão, foi o da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar teve 10 perfis ligados a ela excluídos por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início do mês de novembro por publicar mensagens em apoio aos bloqueios ilegais nas rodovias.

O segundo aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) que teve as contas nas redes sociais suspensas foi o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Isso ocorreu depois que o parlamentar compartilhou trechos de um vídeo do argentino Fernando Cerimedo no qual levanta suspeitas, sem provas, sobre fraude nas urnas eletrônicas.

Na ocasião, Nikolas chegou a afirmar que apenas traduziu a mensagem passada no vídeo. “Eu basicamente, simplesmente, transcrevi o que o argentino disse no Twitter e, provavelmente, foi por isso que derrubaram a minha conta com quase 2 milhões de seguidores. Basicamente, hoje você não pode perguntar, você não pode questionar e as pessoas não estão entendendo o quão perigoso é isso. Um tribunal que decide aquilo que você pode ou não falar na rede social”, relatou.

Porém ele não foi o único a divulgar a gravação do argentino. Os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO), Major Vitor Hugo (PL-GO) e Coronel Tadeu (PL-SP) também perderam os seus perfis por conta disso.

Já os deputados federais José Medeiros (PL-MT) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) foram punidos por compartilharem imagens de apoiadores do presidente nos bloqueios ilegais.

O Cabo Gilberto ainda teve o agravante de usar os seus perfis como porta-vozes da deputada Carla Zambelli após ela ter perdido as suas redes sociais. Entre os assuntos divulgados por ele, estava a nota avisando que a parlamentar havia ido para os Estados Unidos.