Beto Sargentelli vence Prêmio APCA de Melhor Ator por espetáculo ‘O Rei do Rock’

Artista celebra um ano de conquistas no teatro brasileiro e reconhecimento em premiações, ao lado de nomes como Débora Falabella, Nathalia Timberg e Fernanda Torres

Fábio Audi
Ator Beto Sargentelli Foto: Fábio Audi

O ator Beto Sargentelli foi o grande vencedor do Prêmio APCA 2024 na categoria Melhor Ator, consolidando-se como o nome mais premiado do teatro musical brasileiro. Amplamente reconhecido como o ator mais proeminente de sua geração, Beto iniciou a carreira aos 12 anos de idade e conquistou, ao longo de quase 20 anos de trajetória, diversos prêmios de prestígio, como Bibi Ferreira, Broadway World, Aplauso Brasil, Destaque Imprensa Digital, Arcanjo e o próprio APCA.

A nova conquista veio por sua interpretação de Elvis Presley no espetáculo “O Rei do Rock”, obra brasileira e original que recebeu mais de 20 indicações e honrarias ao longo do ano e consagrou-se em importantes premiações, incluindo Prêmio Destaque Imprensa Digital, por Destaque Roteiro Original e Prêmio Arcanjo, em reconhecimento pelo conjunto de sua obra como ator, autor e produtor do espetáculo, que recentemente foi indicado também a Melhor Produção de Teatro Musical no Prêmio APTR.

A vitória no APCA, considerado o mais prestigiado e antigo prêmio cultural do país, é ainda mais emblemática por conta do tradicional enfoque do júri no teatro de prosa que por seu alto rigor reconhece apenas as atuações extraordinárias em teatro musical, tornando a premiação de Sargentelli um marco especial para igualdade entre todos os gêneros teatrais.

Na categoria de atuação de teatro, o prêmio foi dividido entre Beto, escolhido como Melhor Ator, e Débora Falabella, vencedora na categoria Melhor Atriz pelo monólogo “Prima Facie”, reforçando a diversidade e a relevância dos trabalhos apresentados em 2024. A cerimônia acontecerá em abril de 2025 no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo.

Enquanto celebra um ano de tantas conquistas, Beto já planeja o retorno de “O Rei do Rock” aos palcos em 2025, impulsionado pelo reconhecimento da trajetória do espetáculo, e atualmente, pode ser visto em “Rock in Rio 40 Anos”, musical em cartaz na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

No espetáculo, ele interpreta o publicitário João Coelho, integrando o trio protagonista e soltando a voz em grandes sucessos do rock nacional e internacional que embalaram as quatro décadas do festival. Fica a torcida para que o musical também chegue a São Paulo em breve, ampliando o alcance desse grande projeto, que joga luz sobre a criação do visionário Roberto Medina.

Além disso, Beto revela que já tem um convite para integrar um novo grande projeto como ator e está à frente de mais três grandes produções próprias, previstas para 2025 e 2026. Com uma carreira marcada por versatilidade e excelência artística, ele vem se mostrando uma das principais forças criativas do teatro brasileiro, consolidando sua trajetória com novas conquistas e desafios.