O Betis se sagrou campeão da Copa do Rei da Espanha neste sábado ao vencer o Valencia nos pênaltis por 5 a 4, depois de um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação.

Borja Iglesias abriu o placar para o Betis no início da partida, mas Hugo Duro empatou para o Valencia ainda no primeiro tempo.

Na decisão por pênaltis, o americano Yunus Musah desperdiçou para o Valencia e Juan Miranda fechou a série marcando o gol do título para o Betis.

O time de Sevilha voltou a conquistar a Copa do Rei 17 anos depois de sua última conquista, em 2005, contra o Osasuna.

Jogando a poucos quilômetros do estádio Benito Villamarín, sua casa, o Betis começou melhor na partida empurrado por sua torcida.

O time comandado pelo chileno Manuel Pellegrini teve mais posse de bola e dominou as ações diante de um Valencia que demorou a entrar no jogo.

O domínio se concretizou logo aos 11 minutos de jogo com Borja Iglesias, que aproveitou cruzamento pela direita de Héctor Bellerín e abriu o placar de cabeça.

Em desvantagem, o Valencia foi crescendo pouco a pouco para conseguir ameaçar o Betis em ações de contra-ataque

Aos 30 minutos, Ilaix Moriba encaixou grande passe e deixou Hugo Duro cara a cara para empatar com um toque por cima na saída do goleiro Claudio Bravo.

O gol motivou o Valencia, que voltou melhor para o segundo tempo, enquanto o Betis adotou uma postura mais defensiva.

Ainda assim, o time alviverde teve uma grande chance de vencer o jogo no tempo normal em uma chegada de Juanmi, que perdeu o duelo com o inspirado goleiro do Valencia, Giorgi Mamardashvili.

Mamardashvili voltou a ser providencial em finalização de Borja Iglesias aos 45 do segundo tempo. Um minuto depois, o Valencia respondeu com um chute raseiro de Carlos Soler, que Bravo desviou com os pés para levar a decisão para prorrogação, na qual o placar não se moveu.

Na disputa por pênaltis, os dois times vinham com 100% de aproveitamento até que Musah mandou para fora a quarta cobrança do Valencia. No pênalti decisivo, Juan Miranda converteu e garantiu o título do Betis.

“É fruto de um trabalho que começou há anos. Estamos fazendo uma grande temporada. Todos neste clube merecem isso. As lágrimas de emoção vieram porque vencer aqui é muito bonito, estou muito feliz”, disse o veterano Joaquín depois da conquista.

gr/mcd/cb