Betis e Getafe goleiam por 12-1 e 12-0 na Copa do Rei

O Betis e o Getafe atropelaram seus adversários nesta quarta-feira (1º) pela primeira rodada da Copa do Rei com goleadas históricas e avançaram para a próxima fase.

A vítima do Betis foi o Hernán Cortés, de Extremadura e que joga no Regional (sexta divisão do futebol espanhol), a quem aplicou um sonoro 12 a 1.

Essa foi a maior goleada da história do time da cidade de Sevilha e entre os autores dos gols se destacaram o atacante brasileiro Willian José, que marcou quatro, e Rodri, que conseguiu um hat-trick.

A equipe andaluza avançou à segunda fase do torneio junto com o Athletic Bilbao, que venceu por 2 a 1 o Rubí, outro time do Regional, com uma dobradinha de Malcolm Adu (50′ e 56′). Um gol de Marc Rodríguez para o Rubí (87′) animou os minutos finais da partida.

Mais cedo o Getafe se classificou para a 2ª rodada, ao atropelar o modesto Tardienta, da 6ª divisão espanhola, com uma goleada ainda mais cruel do que a do Betis: 12 a 0. Entre os artilheiros, Óscar Rodríguez se destacou com um hat-trick.

Já a Real Sociedad sofreu para bater o Buñol (também da 6ª divisão) por 1 a 0.

A Real, que jogou com time misto, só conseguiu romper o esquema defensivo do Buñol no segundo tempo, com o gol do atacante Carlos Fernández (66′).

Menos problemas teve o Getafe: não tomou conhecimento do Tardienta, em jogo que teve como destaque o meia Óscar Rodríguez, autor de três gols.

O Mallorca também teve vida tranquila, com goleada por 4 a 0 sobre o Boiro (6ª divisão).

Mais cedo, o Sevilla confirmou o favoritismo e venceu o Quintanar (6ª divisão) por 3 a 0, enquanto o Celta goleou o Turégano (6ª divisão) por 4 a 0.

O time da Andaluzia construiu a vitória sem dificuldades, ao marcar com Rafa Mir (22′), Youssef En-Nesyri (40′) e Adrià Pedrosa (90’+2), carimbando seu passaporte para a próxima fase do torneio.

Por sua vez, o Celta fez 2 a 0 no primeiro tempo com dois gols de Jonathan Bamba (12′ e 33′) e fechou o placar na etapa final com mais dois de Carles Pérez (61′ e 71′).

No primeiro jogo do dia, o Rayo Vallecano também se classificou com goleada, um 6 a 0 sobre o modesto Atlético Lugones, outro da 6ª divisão.

Já o Girona sofreu para bater o San Roque (4ª divisão) por 2 a 1, enquanto o Cádiz só conseguiu sua classificação sobre o Badalona (4ª divisão) nos pênaltis (4-2, após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

— Programação e resultados dos times da 1ª divisão na 1ª rodada da Copa do Rei:

– Terça-feira:

CD Manacor (5ª divisão) – (+) Las Palmas 0 – 3

CF Talavera (4ª) – (+) Almería 0 – 2

– Quarta-feira:

San Roque (4ª) – (+) Girona 1 – 2

CF Badalona (4ª) – (+) Cádiz 0 – 0 (2-4 nos pênaltis)

Atlético Lugones (6ª) – (+) Rayo Vallecano 0 – 6

CD Quintanar (6ª) – (+) Sevilla 0 – 3

Turégano CF (6ª) – (+) Celta 0 – 4

CD Buñol (6ª) – Real Sociedad 0 – 1

CD Boiro (6ª) – Mallorca 0 – 4

CF Tardienta (6ª) – Getafe 0 – 12

Hernán Cortés (Regional) – (+) Betis 1 – 12

UE Rubí (Regional) – (+) Athletic de Bilbao 1 – 2

– Quinta-feira:

(15h00) Chiclana CF (6ª) – Villarreal

Arosa SC (5ª) – Granada

(16h00) UD Logroñés (4ª) – Valencia

(17h00) Deportivo Murcia (6ª) – Alavés

(+): classificados para a próxima fase.

gr/dam/cb/aam