Pita Taufatofua, mais conhecido como besuntado de Tonga, clamou por socorro ao seu país depois que o local sofreu com uma erupção vulcânica e na sequência um tsunami.

O atleta, que compete nos jogos olímpicos de inverno e verão, ficou conhecido mundialmente durante a cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, em 2016.

Localizada no oceano pacífico, a ilha de Tonga já recebeu cerca de US$ 500 mil por meio de doações pela internet, as quais foram organizadas justamente por Taudatofua. O reinado do país é formado por cerca de 169 ilhas na Polinésia das quais 36 não são habitáveis.

https://www.instagram.com/p/CY0IlyWP9IX/

“Tonga é atingida por uma erupção vulcânica, coberta em cinzas e então vem um tsunami e nos atinge também. Os últimos dias foram devastadores”, disse Taufatofua ao Olympics.com, na Austrália, nesta quinta-feira (20).

“Assim que comecei a ver as filmagens de todas as ondas chegando, eu sentei e pensei, ‘vai ser catastrófico para nossa ilha. Vamos precisar de ajuda”, explica o atleta.

“Então criei a página no GoFundMe e o alvo inicial era ajudar hospitais e escolas, qualquer local afetado desse tipo, e então ver qual era a necessidade”, completou.

O tonganês foi 11º lugar nos Jogos de Tóquio no taekwondo e 7º no Rio de Janeiro. Além disso, o atleta competiu nos Jogos de Inverno de PyeongChang em 2018 no cross country skiing, ficando apenas na 110ª colocação.

A menos de um mês para os Jogos de Inverno de Pequim, Pita ressaltou que sua preocupação no momento é ajudar o seu país a se recuperar dos desastres.

“Tenho que continuar lutando. Tenho que continuar dando entrevistas. Tenho que continuar buscando o mundo e trabalhando para arrecadar fundos. Estamos tentando fazer o que podemos”.