Economia

Best Buy reduz projeção de lucro diante de efeito da inflação em vendas de TV, computadores

Best Buy reduz projeção de lucro diante de efeito da inflação em vendas de TV, computadores

BestBuy

Por Uday Sampath Kumar

BENGALURU, Índia (Reuters) – A Best Buy cortou a projeção de lucro em 12 meses nesta terça-feira, em razão da menor demanda por TVs e computadores.


Ainda assim, as ações da empresa, que caíram mais de 16% na semana passada em meio a desempenho negativo do setor de varejo em geral, subiam cerca de 0,5% por volta de 15h13 (horário de Brasília), já que a Best Buy anunciou vendas no primeiro trimestre fiscal (encerrado em 30 abril) que não foram tão ruins quanto o mercado temia.

A Best Buy divulgou lucro de 1,57 dólar por ação, abaixo das estimativas de 1,61 dólar, de acordo com dados do IBES, da Refinitiv. A empresa afirmou que foi forçada a dar mais descontos do que o esperado em algumas categorias de produtos para limpar o estoque.

A projeção de lucro ajustado para o ano fiscal completo foi reduzida para uma faixa de 8,40 a 9 dólares por ação, de uma faixa de 8,85 a 9,15 dólares.

As vendas trimestrais comparáveis, por sua vez, ​​caíram 8%, ante expectativas de uma queda de 9,1%. A empresa projeta queda de 3% a 6% das vendas comparáveis no ano em relação à estimativa anterior de recuo de 1% a 4%.

A Best Buy é apenas a mais recente grande varejista norte-americanas a evidenciar o impacto da inflação mais elevada no país em 40 anos no poder de compra dos consumidores, após nomes como Walmart e Target na semana passada.

“Acreditamos que os investidores anteciparam resultados abaixo do esperado e uma redução grande de estimativas após relatos de dificuldades semelhantes em outras varejistas”, disse Jason Benowitz, gerente sênior de portfólio do Roosevelt Investment Group.

“Eletrônicos são itens altamente discricionários e caros. Isso os coloca diretamente na linha de fogo das famílias que procuram cortar gastos”, disse Neil Saunders, diretor administrativo da GlobalData.

Ainda assim, mesmo com preços mais altos de gasolina e alimentos, aumento das taxas de juros e a guerra na Ucrânia afetando o comportamento do consumidor, a Best Buy não está se planejando para uma recessão completa, disse o presidente-executivo da empresa, Corie Barry, em uma conferência com analistas.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4N119-BASEIMAGE