Mundo

Berlusconi destoa de aliados e diz que Draghi deve seguir premiê


BRUXELAS, 21 OUT (ANSA) – Antes de participar de uma reunião no Parlamento Europeu, o ex-premiê italiano e presidente do Força Itália, Silvio Berlusconi, destoou dos seus “aliados” da coalizão e disse que prefere continuar vendo Mario Draghi na função de chefe de Governo.   

“Draghi seria, certamente, um ótimo presidente da República. Mas me pergunto se o seu papel atual, continuando com mais tempo, não traria mais vantagens ao nosso país”, disse aos jornalistas ao ser questionado por uma manobra desejada por seus aliados.   

Berlusconi faz parte da coalizão chamada de “centro-direita”, que reúne o Liga, do ex-ministro do Interior, Matteo Salvini, e Irmãos da Itália (FdI), de Georgia Meloni, ambos de extrema-direita.   

Como a coalizão teve derrotas significativas nas últimas eleições municipais, realizadas neste mês, o grupo tenta se realinhar como força nacional – já que juntos somam quase 50% dos votos segundo as pesquisas de intenção de votos.   

Uma das manobras mais defendidas por Meloni é forçar para que Draghi assuma a presidência do país, já que Sergio Mattarella deixará o cargo no início do ano que vem, e provocar novas eleições. A ação, conforme pesquisas atuais, colocaria a coalizão como principal força e o FdI como partido mais votado, o que consequentemente levaria Meloni para o cargo de premiê.   

Mas, o FI sempre se manifestou contrário à ideia e a Liga não tem uma postura clara sobre isso. Os dois partidos já fazem parte do governo Draghi.   

Porém, se não apoia a ideia das novas eleições, o político conservador afirmou que nenhum dos três partidos do bloco tem ideias contra a democracia.   

“Deve-se ter absoluta tranquilidade por parte dos líderes europeus sobre o fato que o grupo de centro-direita italiano está longe de qualquer extremismo e de qualquer retorno ao passado. No centro-direita, os valores e as ideias fundamentais são aquelas levadas pelo Força Itália que é o sujeito federativo do centro-direita e impôs a carta de valores por escrito”, pontuou ao ser questionado sobre a postura da Liga e do FdI.   

Apesar do FI ser o partido dos três que menos tem impacto nos votos – cerca de 7% dos eleitores dizem votar na sigla em caso de eleições – contra os cerca de 20% dos outros dois, Berlusconi ainda usa de sua figura e de sua influência para se manter no poder. (ANSA).   


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais