ROMA, 11 JUL (ANSA) – O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi estaria procurando um empresário de destaque para liderar seu partido, o conservador Força Itália (FI), que perdeu a primazia na direita para a Liga e Matteo Salvini.   

Segundo a agência AGI, Berlusconi busca uma figura que represente o mundo empresarial e se contraponha à aliança populista entre a Liga e o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S). A ideia seria repetir sua própria trajetória política, iniciada nos anos 1990 após Berlusconi ter se tornado um dos homens mais ricos do país.   

A notícia chega em meio à crescente pressão dos filiados ao FI para a realização de primárias, proposta sempre rechaçada pelo ex-premier. O principal defensor dessa ideia é o governador da Ligúria, Giovanni Toti, coordenador nacional do partido ao lado da vice-presidente da Câmara dos Deputados, Mara Carfagna.   

De acordo com as últimas pesquisas, o FI tem menos de 7% das intenções de voto e não chega a um quinto do percentual da Liga, superior a 37%. Berlusconi governou a Itália de 1994 a 1995, de 2001 a 2006 e de 2008 a 2011. (ANSA)