CIDADE DO VATICANO, 15 ABR (ANSA) – O papa emérito Bento XVI, que completará 93 anos nesta quinta-feira (16), não terá festa ou receberá visitas por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), informou seu porta-voz, monsenhor Georg Gaenswein.
“Graças a Deus, estamos todos bem no mosteiro Mater Ecclesiae.
Levando em conta a situação atual, não teremos nenhuma visita, nem o irmão dele irá. Mas, certamente, no dia do aniversário do Papa emérito, ele receberá uma veste mais festiva e solene”, disse Gaenswein à ANSA nesta quarta-feira (15).
Durante seus aniversários nos últimos anos, Joseph Ratzinger recebeu diversos religiosos, incluindo o papa Francisco. Seu irmão, Georg, 95 anos, também costuma ir ao Vaticano para celebrar a data. Além disso, por diversas vezes, Bento XVI teve a visita de músicos alemães para os festejos e apareceu bebendo uma caneca de cerveja em fotos.
Por conta da pandemia da Covid-19, o Vaticano também impôs normas de isolamento social para evitar a propagação da doença, com cerimônias religiosas transmitidas de maneira online e o fechamento do comércio local – com exceção do supermercado e da farmácia. No entanto, já há oito casos de contaminação confirmados. (ANSA)