Ediçao Da Semana

Nº 2743 - 19/08/22 Leia mais

Os benefícios da alface roxa vão além de conferir uma cor bonita à sua salada. A folha pode ser uma grande aliada da alimentação saudável e uma ótima adição para sua refeição.

+ 7 efeitos colaterais bizarros causados por alimentos comuns

+ Emagrecimento: 5 razões pelas quais a chia pode ser sua melhor amiga

Com informações do “Healthline”, confira sete benefícios da alface roxa e saiba por que você deve incluí-la à sua dieta.

7 benefícios poderosos da alface roxa

1 — Muitos nutrientes e poucas calorias

85 gramas da folha contêm apenas 11 calorias. No entanto, ela é densa em nutrientes, oferecendo proteínas, fibras, vitaminas K, A, C, B1, B2, B6 e B9, magnésio, manganês, ferro e potássio.

2 — Hidrata

Beber água é essencial para manter seu organismo funcionando, e consumir alface roxa — alimento rico em água — pode auxiliar nisso. Isso porque, além de ajudar a saciar a fome, a folha é 96% composta pelo líquido e pode contribuir para sua hidratação.

3 — Contém antioxidantes

A alface roxa contém antioxidantes que reduzem o risco de desenvolver doenças protegendo seu corpo dos danos causados pelos radicais livres

Dentre eles estão o betacaroteno, que beneficia a saúde dos olhos e diminui o risco de perda de visão; as antocianinas, que combatem a inflamação e melhoram fatores de risco para doenças cardiovasculares; e a vitamina C, que também mantém a saúde do coração e diminui o risco de alguns tipos de câncer.

4 — Mantém a saúde do coração

Uma dieta rica em frutas e vegetais é naturalmente conhecida por beneficiar a saúde do coração, e propriedades da alface roxa como o potássio e o magnésio podem ajudar.

Além disso, deficiências nestes minerais estão relacionadas a condições como pressão alta, insuficiência cardíaca e doença cardíaca coronária.

5 — Fonte de vitamina A…

A vitamina A é conhecida por beneficiar a saúde imunológica, o crescimento celular, a saúde ocular e a função normal de órgãos como coração, rins e pulmões. 85 gramas de alface roxa podem prover 127% da ingestão diária recomendada (IDR) do nutriente.

6 — … e de vitamina K

A vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea, além de beneficiar o crescimento e desenvolvimento dos ossos. Do mesmo modo, 85 gramas de alface roxa podem prover 149% do IDR do nutriente.

+ 6 hábitos alimentares que você deve adotar para preservar massa óssea

7 — Pode ajudar na perda de peso

O fato de a alface roxa ser baixa em calorias mas alta em fibras faz dela uma aliada ao emagrecimento, pois o alimento aumenta sua sensação de saciedade.