Imagine que você resolva mudar o estilo de vida, focando em emagrecimento e principalmente, redução de gordura corporal. Antes você tinha uma rotina totalmente desregrada, comia qualquer coisa sem nenhum filtro e era sedentário. Em um despertar de mudança, você opta por ter uma vida mais saudável, pratica exercícios e mantém um estilo de vida totalmente diferente do que tinha.

Agora pense como seu corpo interpreta todas essas mudanças. Por isso, é natural que o peso da balança reduza de forma significante (principalmente se o seu peso inicial era muito elevado). Se você não planeja essas mudanças, pode se frustrar, principalmente por entrar em platô.

É essencial mudar os estímulos, de forma organizada, responsável e disciplinada, para que se evite essa estagnação do peso, sendo essencial que a redução seja saudável, com um plano alimentar e de exercícios periodizados de forma individual, com foco em uma mudança de composição corporal efetiva.

Para você ter uma ideia, de acordo com o livro Fisiologia do Exercício de William D. Mcardle e colaboradores: “a água faz parte de cerca de 70% do peso perdido no transcorrer da primeira semana de déficit energético. Daí em diante, a perda de água reduz progressivamente, representando apenas cerca de 20% do peso perdido na segunda e terceira semanas; simultaneamente, a redução de gordura corporal é acelerada, passando de 25 para 70%. Durante a quarta semana de dieta, as reduções na gordura corporal produzem cerca de 85% da perda de peso sem qualquer aumento adicional na perda de água, sendo que a contribuição da proteína para a perda de peso aumenta de 5% no início para certa de 15% após a quarta semana”.

 

 

Perder peso
Reprodução Mcardle et al Diferença do peso perdido em percentual. (Crédito:Reprodução Mcardle et al )

 

 

Dessa forma, quando você começa a reduzir o peso, a maioria dos quilos iniciais perdidos está na forma de água. 

O que acontece é que quando consumimos carboidratos, ele são armazenados na forma de glicogênio para obtenção de energia, que permanece estocado no fígado (cerca de 14%) e nos músculos (cerca de 80%). 

O corpo utiliza as reservas de glicogênio para obtenção de energia. 

Entretanto, o glicogênio tem três vezes do seu peso em água. De acordo com o European Journal of Applied Physiology, para cada grama de glicogênio em seus músculos, você retém 3 gramas de água. 

Então, quando você gasta esse glicogênio, seja por meio de restrição calórica ou exercícios, você também perde água. Mas o inverso também é verdadeiro. Quando você reabastece seus estoques de glicogênio (ingerindo um excesso de carboidratos), pode ganhar o peso em água. Isso geralmente é chamado de “peso da água” e explica por que alguns podem sentir que perdem peso considerável no início de sua mudança de estilo de vida.

Uma vez que os estoques de glicogênio são utilizados, o corpo passa a metabolizar a gordura para obter a energia necessária para funcionar.

Já a proteína ingerida através da alimentação também é armazenada em seus músculos. O corpo pode converter essa proteína armazenada em glicose para obter energia. Mas isso significa que você perde subsequentemente o próprio tecido muscular quando isso acontece, tendo consequências significativas –incluindo a desaceleração do metabolismo, o que pode levar à recuperação do peso após o emagrecimento.

Diferença entre perder peso e emagrecer

Assim, precisamos entender que há uma diferença entre perder peso e emagrecer. Quando emagrecemos, reduzimos principalmente composição de gordura corporal e melhoramos a quantidade de massa muscular. Quando perdemos peso, reduzimos o número na balança e pode ser tudo, incluindo água, músculo e até gordura.

Com isso, como mostrado acima, é natural que ocorra uma redução, mesmo que seja bem pequena, de musculatura. Contudo, diminuições significativas podem desencadear repercussões tanto no seu corpo, quanto no desempenho, desencadeando alterações no metabolismo.

A importância do balanço energético

Para alcançar o processo de emagrecimento (ou a manutenção de um peso corporal saudável), é fundamental encontrar o equilíbrio entre a energia consumida e a energia gasta; chamamos a associação desses dois elementos de balanço energético.

Diariamente, nosso corpo gasta energia para processos vitais (como respiração, batimentos cardíacos, secreção de enzimas, funcionamento dos órgãos). Esse processo recebe o nome de gasto calórico em repouso (ou metabolismo basal). Logo, podemos concluir que esse é o nosso gasto de energia no momento em que estamos dormindo ou descansando no sofá, sem realizar qualquer atividade física. Ao somarmos o gasto em repouso com as energias gastas para as atividades diárias (trabalhar, lavar a louça, carregar o bebê no colo, treinar etc.), temos o gasto energético diário total.

Do outro lado da balança temos a energia ingerida por meio dos alimentos, na forma de calorias, obtida pelos conhecidos carboidratos (4 kcal / grama), proteínas (4 kcal/ grama) e lipídeos (9 kcal/grama), que recebe o nome de energia consumida. 

Por que não reduzimos só gordura? 

Muitos fatores podem afetar a quantidade de massa muscular que você perde durante a mudança de estilo de vida.

A etnia e a genética podem desempenhar um papel importante. Algumas pesquisas também sugerem que variantes genéticas podem tornar algumas pessoas mais suscetíveis a certas mudanças na dieta, o que pode determinar quanta massa muscular elas acabam perdendo.

A redução de massa muscular também acontecerá independentemente de você perder peso gradualmente ou rapidamente. Um melhor determinante de quanto músculo você perderá depende de quanto peso você acaba perdendo. Se uma pessoa perde 10% de seu peso corporal, normalmente cerca de 20% disso é massa livre de gordura (a proporção de massa corporal que não é gordura –como músculo). Isso pode equivaler a vários quilos de músculo.

A importância da ingestão de proteína 

Dentre as formas de prevenir a redução de massa muscular no processo de emagrecimento e mudança de estilo de vida é combinar exercícios (particularmente exercícios de resistência/musculação) com uma alimentação rica em proteínas. Isso ocorre porque o exercício estimula o crescimento muscular –mas esse processo só pode acontecer se você tiver um suprimento adequado de proteína.

Sugere-se que os adultos normalmente consumam 0,8 g de proteína por quilo de peso corporal por dia para manter a massa muscular. Mas, dada a demanda extra que o exercício impõe aos músculos, uma pessoa provavelmente precisará consumir 1,2 a 1,5 g de proteína por quilo de peso corporal para preservar os músculos durante a perda de peso. Entretanto, deve ser avaliado individualmente, levando em consideração a idade, nível de atividade física e objetivo para não ingerir de forma excessiva.

Mesmo que você evite a perda de massa muscular ao perder peso, outras alterações metabólicas ainda ocorrem e promovem a recuperação do peso – como alterações na taxa metabólica (a quantidade mínima de calorias que seu corpo precisa para sobreviver) e aumento do apetite e da fome. É por isso que, ao tentar perder peso, o mais importante a considerar é o quão sustentáveis são suas mudanças na dieta e no estilo de vida. Quanto mais fáceis de manter, maiores as chances de você manter o peso.

 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

McArdle, W. et al. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Guanabara Koogan. 2007.
Fernández-Elías VE, Ortega JF, Nelson RK, Mora-Rodriguez R. Relationship between muscle water and glycogen recovery after prolonged exercise in the heat in humans. Eur J Appl Physiol. 2015;115(9):1919-1926. doi:10.1007/s00421-015-3175-z.
ACE Fitness. https://www.acefitness.org/education-and-resources/lifestyle/blog/112/what-are-the-guidelines-for-percentage-of-body-fat-loss/?utm_source=Rakuten&utm_medium=10&ranMID=42334&ranEAID=TnL5HPStwNw&ranSiteID=TnL5HPStwNw-NWo20UibLjjzoDiBr2JQmA
Delahanty, LM. et al. Effects of Weight loss, Weight cycling, and Weight loss mãintenànce on diabetes incidence and change in cardiometabolic traits in the diabetes prevention program. Diabetes Care. 2014. 37 (10): 2738-45. DOI: 10.2337/DC14-0018. EPUB 2014 JUL 14.
Friedman, MA et al. Differential relation of psychological functioning with the history and experience of Weight cycling. J Consult Clin Psychol. 66 (4):646-50. 1998.
Harrington, M et al. A review and meta-analysis of the effect of weight loss on all-cause mortality risk. NUTR RES REV. 2009 JUN;22(1):93-108. DOI: 10.1017/S0954422409990035.
Kreitzman SN, Coxon AY, Szaz KF. Glycogen storage: illusions of easy weight loss, excessive weight regain, and distortions in estimates of body composition. Am J Clin Nutr. 1992 Jul;56(1 Suppl):292S-293S. doi: 10.1093/ajcn/56.1.292S. PMID: 1615908.
Egan AM, Collins AL. Dynamic changes in energy expenditure in response to underfeeding: a review. Proc Nutr Soc. 2022 May;81(2):199-212. doi: 10.1017/S0029665121003669. Epub 2021 Oct 4. PMID: 35103583.
Dulloo AG, Jacquet J. The control of partitioning between protein and fat during human starvation: its internal determinants and biological significance. Br J Nutr. 1999 Nov;82(5):339-56. doi: 10.1017/s0007114599001580. PMID: 10673906.
Henry CJ, Rivers JP, Payne PR. Protein and energy metabolism in starvation reconsidered. Eur J Clin Nutr. 1988 Jul;42(7):543-9. PMID: 3066619.
Hall KD. Body fat and fat-free mass inter-relationships: Forbes’s theory revisited. Br J Nutr. 2007 Jun;97(6):1059-63. doi: 10.1017/S0007114507691946. Epub 2007 Mar 19. PMID: 17367567; PMCID: PMC2376748.
Hunter GR, Bryan DR, Borges JH, David Diggs M, Carter SJ. Racial Differences in Relative Skeletal Muscle Mass Loss During Diet-Induced Weight Loss in Women. Obesity (Silver Spring). 2018 Aug;26(8):1255-1260. doi: 10.1002/oby.22201. Epub 2018 Jun 29. PMID: 29957829; PMCID: PMC6107384.
Li X, Zhou T, Ma H, Heianza Y, Champagne CM, Williamson DA, Bray GA, Sacks FM, Qi L. Genetic variation in lean body mass, changes of appetite and weight loss in response to diet interventions: The POUNDS Lost trial. Diabetes Obes Metab. 2020 Dec;22(12):2305-2315. doi: 10.1111/dom.14155. Epub 2020 Aug 20. PMID: 32734691; PMCID: PMC8197290.
Turicchi J, O’Driscoll R, Finlayson G, Beaulieu K, Deighton K, Stubbs RJ. Associations between the rate, amount, and composition of weight loss as predictors of spontaneous weight regain in adults achieving clinically significant weight loss: A systematic review and meta-regression. Obes Rev. 2019 Jul;20(7):935-946. doi: 10.1111/obr.12849. Epub 2019 Mar 29. PMID: 30925026.
Sacks FM, Bray GA, Carey VJ, Smith SR, Ryan DH, Anton SD, McManus K, Champagne CM, Bishop LM, Laranjo N, Leboff MS, Rood JC, de Jonge L, Greenway FL, Loria CM, Obarzanek E, Williamson DA. Comparison of weight-loss diets with different compositions of fat, protein, and carbohydrates. N Engl J Med. 2009 Feb 26;360(9):859-73. doi: 10.1056/NEJMoa0804748. PMID: 19246357; PMCID: PMC2763382.
de Souza RJ, Bray GA, Carey VJ, Hall KD, LeBoff MS, Loria CM, Laranjo NM, Sacks FM, Smith SR. Effects of 4 weight-loss diets differing in fat, protein, and carbohydrate on fat mass, lean mass, visceral adipose tissue, and hepatic fat: results from the POUNDS LOST trial. Am J Clin Nutr. 2012 Mar;95(3):614-25. doi: 10.3945/ajcn.111.026328. Epub 2012 Jan 18. PMID: 22258266; PMCID: PMC3278241.
Hall KD, Guo J. Obesity Energetics: Body Weight Regulation and the Effects of Diet Composition. Gastroenterology. 2017 May;152(7):1718-1727.e3. doi: 10.1053/j.gastro.2017.01.052. Epub 2017 Feb 11. PMID: 28193517; PMCID: PMC5568065.
Hunter GR, Byrne NM, Sirikul B, Fernández JR, Zuckerman PA, Darnell BE, Gower BA. Resistance training conserves fat-free mass and resting energy expenditure following weight loss. Obesity (Silver Spring). 2008 May;16(5):1045-51. doi: 10.1038/oby.2008.38. Epub 2008 Mar 6. PMID: 18356845.
Cava E, Yeat NC, Mittendorfer B. Preserving Healthy Muscle during Weight Loss. Adv Nutr. 2017 May 15;8(3):511-519. doi: 10.3945/an.116.014506. PMID: 28507015; PMCID: PMC5421125.
McCarthy D, Berg A. Weight Loss Strategies and the Risk of Skeletal Muscle Mass Loss. Nutrients. 2021 Jul 20;13(7):2473. doi: 10.3390/nu13072473. PMID: 34371981; PMCID: PMC8308821.
Jäger R, Kerksick CM, Campbell BI, Cribb PJ, Wells SD, Skwiat TM, Purpura M, Ziegenfuss TN, Ferrando AA, Arent SM, Smith-Ryan AE, Stout JR, Arciero PJ, Ormsbee MJ, Taylor LW, Wilborn CD, Kalman DS, Kreider RB, Willoughby DS, Hoffman JR, Krzykowski JL, Antonio J. International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Jun 20;14:20. doi: 10.1186/s12970-017-0177-8. PMID: 28642676; PMCID: PMC5477153.
Maclean PS, Bergouignan A, Cornier MA, Jackman MR. Biology’s response to dieting: the impetus for weight regain. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2011 Sep;301(3):R581-600. doi: 10.1152/ajpregu.00755.2010. Epub 2011 Jun 15. PMID: 21677272; PMCID: PMC3174765.