Ser modelo de mãos é coisa antiga. Sabe aquele canal de TV que vende jóias e se você as quiser, tem que ligar para comprar? Pois bem, as mãos que exibem essas jóias são de modelos de mãos.  

Ser modelo de mãos tem tudo a ver com ter mãos bonitas –e bonitas significam bem cuidadas!

Tanto quanto o nosso rosto, as mãos precisam de cuidados e, muitas vezes, são negligenciadas no que diz respeito aos cuidados diários. Uma mão bonita deve ser uma mão sem aquelas manchas conhecidas como melanoses solares ou manchas senis, sem o aspecto de tendões aparecendo, aspecto emagrecido, sem as veias aparecendo. Além disso, o cuidado com as unhas é fundamental. 

Quando falo do cuidado com as unhas, não digo unhas feitas, cheia de adornos, por exemplo, mas unhas com cutículas hidratadas, bem feitas, sem peles soltas e cortadas, limpas e bem lixadas. 

Cuidados básicos em casa com as mãos

Vamos pensar nos cuidados básicos que temos com o rosto, que são a hidratação, o protetor solar e um bom ácido. Agora, para resultados ainda melhores, você pode seguir uma sequência mais intensa com água termal, tônico, hidratação, ácido (essa seria a rotina noturna) e, pela manhã, um bom hidratante, vitamina C e protetor solar.

Se você tem mãos mais grossas por mexer com produtos mais abrasivosprimeiramente, deve se proteger ao realizar essas atividades utilizando uma luva (quando possível) e à noite utilizar um bom creme com alguns ativos com ureia, ácido salicílico, lactato de amônia, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doces e o segredo: coloque uma luva –pode ser aquelas de procedimentos. Deixe agir por 20 minutos, retire a luva e massageie o excesso do creme. Faça isso todas as noites ou pelo menos 3 vezes por semana e note como suas mãos ficarão lisinhas e com um toque delicado.

Para quem dirige muito, uma dica é utilizar luvas de proteção solar para evitar as manchas que aparecem com a exposição à radiação constante que incide no para-brisa do carro. Uma dica melhor ainda, para quem puder, é invistir em película de proteção solar (insulfilm) transparente dotado de proteção UV, para poder se livrar das luvinhas.

E não esqueçam do básico: remova o esmalte um dia antes da manicure, coloque um bom óleo de amêndoas para cutículas, pois pode promover milagres para suas unhas. Invista num bom protetor solar,  deixe-o na bolsa e passe sempre que lembrar. 

Procedimentos de consultório para as mãos 

Quanto aos procedimentos de consultório, meus preferidos para tratamento das manchas são a luz intensa pulsada onde, com uma única sessão, conseguimos remover cerca de 70% das manchas. 

Outra ótima alternativa é o laser de Erbium, que estimula o colágeno e também trata as manchas, além de melhorar o aspecto de rendilhado da pele. Já para o aspecto emagrecido das mãos, aquele aspecto de aparecimento das veias, a melhor alternativa para isso são os bioestimuladores de colágeno, que, além de promover clareamento global das mãos, melhoram esse aspecto “engordando” as mãozinhas.

Se nunca pensou em cuidar das suas mãos, comece pelo cuidado caseiro e, em alguns anos, você me conta o resultado. Com certeza você dará mais atenção para essa área do seu corpo.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.