A maioria das pessoas que busca informações de saúde está pensando em melhorar o entendimento do seu ser, tirar dúvidas ou mesmo se atualizar. Quando recebi essa missão de estruturar o editorial da IstoÉ Bem-estar, pensei: “o que posso fazer de diferente, já que todo mundo sabe o que tem que fazer para melhorar o estilo de vida?” 

Sei que é cansativo ler sobre temas clichês, afinal, sabemos que temos que fracionar as refeições, mastigar lentamente, ingerir frutas e verduras, realizar exercícios, dormir bem, dentre tantas outras recomendações que temos escritas em pedra. A reflexão central é: se sabemos, por que não colocamos em prática ou ainda colocamos empecilhos para mudar? 

Posso elencar aqui inúmeros fatores, mas, na prática, os passos principais para o processo são tomar consciência e mudar o comportamento. Isso porque queremos sempre encontrar mensagens subliminares, temas que possamos contestar ou que prometam milagres sem que sequer nos levantemos da cama. E quando achamos um caminho, estabelecemos metas inatingíveis, nos autossabotamos, terceirizamos a culpa e, por fim, falamos: “mais uma estratégia que não deu certo”. 

Por isso, dentre todas estratégias, o importante é dar o primeiro passo, seja com conteúdos, seja com atitudes. Quando se trata de saúde, temos que buscar informações de qualidade, com responsabilidade e embasamento científico. 

Foi assim que todo o editorial da IstoÉ Bem-estar foi construído para você! Viemos com tudo, com um time de 9 colunistas de áreas diversas da saúde —Nutrição, Medicina, Educação Física e Fisioterapia —com o conceito de trazer o melhor do estilo de vida, redigido por profissionais altamente qualificados, de forma leve, sem fardos, e o melhor: de maneira que você construa a consciência do saber da sua saúde, que é o seu bem mais precioso!

Aproveitem e, se tiverem sugestões, enviem para nós no email: conteudo@istoebemestar.com.br

Boa leitura!

Responsável pelo Editorial da IstoÉ Bem-estar

Paola Machado

Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP

Head de conteúdo da IstoÉ Bem-estar

Colunista da IstoÉ Bem-estar e IstoÉ Mulher