Não sabemos ainda se é pela onda de calor que atingiu a China e fez os termômetros atingirem temperaturas recordes acima dos 50 graus Celsius, mas por lá, a venda desse item um tanto incomum, que recebeu o nome de Facekini, atingiu também um número recorde de vendas. Afinal, que os chineses são obcecados pelos cuidados com a pele e apavorados pela possibilidade do surgimento de doenças de pele ou manchas solares, isso todos nós já sabemos, não é verdade?

Os facekinis surgiram a partir de uma touca de mergulho. Isso ocorreu no ano de 2004, em uma cidade da China. São roupas que cobrem o rosto todo, deixando de fora somente olhos, nariz e boca. Há alguns modelos em que a boca fica coberta e são compostos de material com proteção UV. Agora, não me pergunte porque é que eles cobrem todo o rosto e mantêm o corpo todo exposto.

Mas não vamos generalizar! Na China, ainda existe a comercialização de outros itens com proteção UV, como chapéus com ventiladores embutidos, jaquetas, blusas de mangas compridas e por aí vai. O importante é que contenha fotoproteção. 

Alguns usam a roupa toda de banho, o Facekini e o Burkini –as burcas de banho dos países muçulmanos, que são as roupas que cobrem o corpo todo e complementam o Facekini.

Muitos devem estar se perguntando se todo esse cuidado é realmente válido. Considerando um calor de 52 graus Celsius, eu acredito que sim. Eu usaria? Não. Eu ficaria bem quieta dentro de casa. Mas, vamos falar das roupas e  se elas realmente funcionam.

As primeiras roupas com tratamento UV foram desenvolvidas devido a altas temperaturas que as pessoas eram expostas na Austrália, um país com alta incidência de raios UV, e onde a maioria da população tem pele clara. E, consequentemente, muitas doenças de pele, como câncer de pele, manchas, melasma dentre muitos outros, acabam surgindo.

Você sabia que uma simples camiseta de algodão já te confere um FPS equivalente a 5? E dependendo da cor, ainda maior? Pensando nisso, o primeiro processo foi: adicionar produtos químicos às peças de algodão para aumentar sua fotoproteção, porém a fotoproteção tende a ir saindo com as lavagens, mas este processo ainda é utilizado até hoje por algumas marcas. 

A tecnologia mais moderna é a fotoproteção física, que garante cerca de 99% de fotoproteção durante a construção da sua malha, (fotoproteção física quer dizer que os raios batem e são refletidos e não são absorvidos pela pele).

Se você quer saber se a roupa contém fator de proteção solar, procure pela sigla FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) e melhor ainda, se tiver essa sigla, sabemos que foi aprovado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 

Sabemos que aqui no Brasil, a moda deve ser difícil de pegar, mas que seria uma boa para prevenir de câncer de pele e de melasma seria, não é verdade? 

Facekini ou Burkini, você usaria alguma dessas opções? Me conta! 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.