A alimentação sem glúten é sempre rodeada de mitos e crenças que muitas vezes tornam-se verdade absoluta –de tanto que são falados. No texto de hoje vou abordar dois mitos e, como de costume, uma receitinha deliciosa e prática sem glúten.

MITO: alimentos sem glúten são ricos em gorduras

Os alimentos sem glúten, produzidos de forma caseira e artesanal têm até 50% menos gorduras externas como: óleos e manteigas, do que as receitas tradicionais, e eu vou te explicar o porquê.

Em uma receita tradicional, onde o ingrediente principal, o trigo, tem uma grande afinidade por gorduras e líquidos, para que as receitas fiquem macias e elásticas, as farinhas sem glúten que compõem as receitas sem o trigo não possuem essa característica. Pelo contrário, ao fazermos uma substituição de ingredientes de uma receita tradicional, se seguirmos o padrão de gordura das receitas clássicas, a receita sem glúten vai ficar extremamente pesada. Isso porque as farinhas sem glúten não conseguem absorver muita gordura, e cada farinha de um mix absorve uma quantidade diferente de gordura, por isso que as receitas sem glúten, geralmente, têm uma quantidade bem menor de gorduras como óleos, azeites e manteigas, do que as receitas tradicionais onde o glúten tem uma melhor capacidade de absorção dessas gorduras. 

MITO: alimentos sem glúten são pobres em vitaminas e nutrientes

Esse sem dúvida alguma é um dos mitos mais absurdos que existe! Sim, é fato que muitos produtos, principalmente industrializados, são constituídos basicamente por farinhas brancas e poucos nutrientes, mas esses produtos não são ideais quando falamos em dieta equilibrada e priorizamos alimentos naturais. 

Ao aprender a fazer seus produtos em casa você pode usar diversas farinhas diferentes que vão te dar esse equilíbrio e bons nutrientes, como a aveia, o sorgo, o painço, a quinoa, o teff, o amaranto, além das fibras da linhaça, chia e psyllium.

Sabendo usar esses ingredientes, você terá receitas mais saudáveis, mais equilibradas e com carga glicêmica menor, com minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos que se completam para melhorar a qualidade do alimento.

Então, dizer que os alimentos sem glúten são pobres é se balizar por um mercado de produtos industrializados que não servem de referência quando o assunto é dieta saudável.

Eu vou te dar um exemplo de uma receita bem equilibrada e se você quiser aprender mais eu tenho inúmeros cursos no meu site que podem te ajudar a mudar seu padrão alimentar.

 

Receita de Muffins de Mirtilos

Ingredientes

2 ovos;

60 gramas  de açúcar demerara ou adoçante natural;

50 gramas de farinha de aveia sem glúten;

60 gramas de farinha de amêndoas;

Extrato de baunilha a gosto;

1 colher de chá de fermento químico para bolo;

Mirtilos congelados a gosto.

Preparo

Na batedeira, bata em velocidade alta, os ovos e o açúcar. Bata bem até obter um creme fofo. Depois, diminua a velocidade da batedeira, para incorporar  os ingredientes secos. Por fim, misture os mirtilos congelados a gosto. Leve para assar em forminhas para cupcakes untadas com óleo. Asse em forno 180° Celsius  por 20 minutos, aproximadamente. 

Rendimento: 6 unidades.

 

Acesse ao curso do Viver Sem Trigo!

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.