O melhor entendimento sobre o funcionamento do nosso corpo nos permite desenvolver um maior autocuidado e uma melhor autoeficácia. Acredito que você já tenha escutado estes conceitos, mas talvez com outro nome. Quando conhecemos melhor o funcionamento do nosso corpo, as nossas limitações, as nossas necessidades e respeitamos os nossos limites, estamos exercendo o autocuidado; já a autoeficácia consiste na capacidade de nos autorregularmos ou seja, conhecermos as nossas capacidades e saber como manejar as dificuldades.

Neste sentido, eu e o Prof. Nicolas Tobár queremos conversar com você sobre a importância de conhecer o seu cronotipo, que nada mais é do que a forma como os seus hábitos e costumes se relacionam com o seu relógio biológico durante as 24 horas do dia.  Embora por definição, os seres humanos sejam animais diurnos, existe uma ampla variabilidade de comportamentos em relação ao ciclo sono/vigília e outros padrões de comportamento circadiano, como o jejum e a alimentação. Essas características comportamentais, que estão muito relacionadas com a nossa fisiologia (níveis hormonais, temperatura e disponibilidade energética), e nossas diferenças genéticas estão também, fortemente influenciadas por aspectos sociais (nível de atividade física, horas de sono, dieta entre outros). 

Adicionalmente, evidências recentes têm permitido estabelecer que o nosso cronotipo está diretamente relacionado com nosso metabolismo e portanto, com a nossa saúde. Por este motivo, tem sido proposto o seu conhecimento, e desta forma, compreender os seus diferenciais e como, a partir desta compreensão, podemos nos manter saudáveis e mais longevos. 

Vamos começar fazendo um reconhecimento do seu possível cronotipo e para isso, fazemos o seguinte questionamento:

– Você é daquelas pessoas que gostam de acordar cedo, se exercitar nas horas iniciais do dia e desperta produtiva(o) logo cedo? Além disso, prefere dormir mais cedo? OU

– Prefere acordar tarde e dormir ainda mais tarde da noite, tendo o pico de produtividade a partir do final do dia?

Se você respondeu SIM para o primeiro perfil, saiba que você pode ser considerado TIPO MATUTINO (Morning type – MT) e caso tenha se identificado com as outras características, você se encaixa no que chamamos de TIPO NOTURNO (Evening type – ET). 

A partir de pesquisas científicas sérias e bem estruturadas, sabemos que as pessoas MT têm um metabolismo mais eficiente e com menor risco para desenvolver o comer emocional, também conhecido como comer por “impulso”;  já as pessoas ET  são mais predispostas ao sedentarismo (mais horas em frente a televisão), a escolha de dietas hipercalóricas, ao aumento de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, ansiedade, depressão, entre outros. 

Esta predisposição acontece porque a maneira como o nosso relógio central trabalha influencia diretamente no padrão de funcionamento do nosso corpo, assim como a liberação e atividade de hormônios e a forma de aproveitamento dos nutrientes, entre muitas outras funções. 

Identificar o seu cronotipo favorece a compreensão sobre como o seu corpo trabalha e caso você tenha se reconhecido no tipo ET, a boa notícia é que isso não é uma sentença. Ou seja, existe uma “luz no final do túnel”.  Aqui fazemos algumas sugestões para que você possa aos poucos, ajustar melhor o seu relógio central e conseguir o equilíbrio corporal:

  • Aos poucos comece a incorporar uma prática de sono mais saudável, adormecendo mais cedo, tomando como sugestão até as 22 horas, aproximadamente;
  • evite se alimentar algumas horas antes de ir dormir;
  • evite ficar exposta (o) telas a partir das 20 horas;
  • incorpore mindfulness ou práticas meditativas em seu dia a dia, comer com maior consciência e atenção são práticas efetivas neste processo;
  • tenha um diário de sua alimentação, registrando horários, quantidades de alimentos consumidos, forma de preparo e sensações que o alimento desperta em você.

Faça de maneira gentil, sem julgamentos e sempre que possível, olhe atentamente para este registro para conhecer melhor os seus hábitos, alimentos preferidos, atitudes frente ao alimento e se possível, trace rotas para melhorar este cenário. Neste momento, a ajuda de um profissional é sempre positiva!

Essas atitudes, que aparentemente são pequenas, podem te ajudar a construir uma vida mais saudável, autônoma e longeva. Autoconhecimento, dedicação e gentileza são as primeiras atitudes para começar. Você aceita o convite?

Colaboração: Dr. Nicolás Tobar, engenheiro de Biotecnologia Molecular, doutor em Nutrição e Alimentos da Universidade do Chile. 

 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.