Na segunda-feira, 12, foi ao ar o Podcast Bem-estar com apresentação da Paola Machado e o primeiro entrevistado, Gustavo Feil, médico e colunista da editoria. Durante o papo, Paola afirmou que a obesidade pode reduzir a massa cinzenta do cérebro, área que guarda o córtex pré-frontal, responsável pela nossa tomada de decisão. 

“Por esse motivo, pessoas que estão muito acima do peso, tem muito problema de compulsão alimentar noturna ou tem compulsão por compras”, acrescentou a mestre e doutora em Ciências da Saúde. 

De acordo com um estudo canadense publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, que comparou padrões da massa cinzenta no cérebro de mais de  1,3 mil pessoas saudáveis com os padrões de pessoas com Alzheimer, a obesidade realmente possui efeitos semelhantes aos do Alzheimer no cérebro. Isso pôde ser constatado, pois houve a descoberta de que o afinamento no córtex temporal parietal direito no córtex pré-frontal esquerdo era semelhante em ambos os grupos.

Gustavo, convidado do podcast, ainda completou a fala de Paola explicando que quando o paciente homem está com excesso de gordura abdominal, a testosterona sofre um processo de aromatização, isto é, vira estradiol, um hormônio feminino. Com os níveis de testosterona baixos, ele fica mais vulnerável, menos ativo, sofre com fadiga e falta de foco, além de não conseguir tomar decisões com agilidade. 

Gustavo José Feil é médico, com pós-graduação em Nutrologia pela USP (Universidade de São Paulo), Ciência da Longevidade Humana pelo Instituto Longevidade e pós-graduando em Metabolismo no Esporte sob a ótica da Medicina Baseada na Prática Ortomolecular e Nutrigenômica. Atualmente, é diretor clínico na LON Clinic, uma clínica médica especializada na prática da Medicina Integrativa. 

 

Quer ver mais do episódio? Clica aqui: Podcast Bem-Estar com Paola Machado #1- Dr. Gustavo Feil fala sobre obesidade e medicina do futuro.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir mais conteúdos parecidos no nosso portal! 

*Por Samirah Fakhouri, jornalista.