A cervejaria belgo-brasileira AB Inbev, a número um do mundo, anunciou nesta sexta-feira um acordo para vender sua filial australiana Carlton & United Breweries ao grupo japonês Asahi Holdings, pelo valor de 11,3 bilhões de dólares.

Pelo acordo, a Asahi também obterá direitos de comercialização na Austrália para as marcas da AB Inbev, informou a empresa em comunicado.

A empresa matriz das cervejas Stella Artois e Budweiser explica que a receita dessa operação, que deve ser concluída “até o primeiro trimestre de 2020”, será usada para reduzir sua dívida.

Na semana passada, a gigante cervejeira desistiu lançar sua filial asiática, a Budweiser Brewing Company APAC Limited, no mercado de ações, o que supostamente teria permitido levantar US$ 10 bilhões e ajudar a reduzir sua dívida.

“A AB inbev continua acreditando na lógica estratégica de uma possível venda de uma parte minoritária da cervejaria Budweiser APAC Limited (Budweiser APAC), excluindo a Austrália, desde que isso possa ser feito com uma boa avaliação”, disse o grupo em seu comunicado.

Com a venda do CUB, a Ab Inbev também procura “acelerar sua expansão em relação a outros mercados em crescimento na região APAC (Ásia-Pacífico APAC) e no mundo”, acrescentou.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A gigante da cervejaria viu seus lucros caírem 14,7%, a US $ 6,8 bilhões no ano passado, mas ainda espera um forte crescimento para este ano.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias