SÃO PAULO, 14 ABR (ANSA) – O governo da Bélgica pediu nesta quarta-feira (14) uma “abordagem coordenada” da União Europeia (UE) para decidir sobre a suspensão de voos com o Brasil, que enfrenta seu pior momento durante a pandemia de Covid-19.   

A solicitação foi feita um dia depois da França paralisar todos os voos com origem ou destino no território brasileiro para evitar a disseminação de uma variante do novo coronavírus que teria surgido em Manaus até “segunda ordem”.   

Hoje, o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, afirmou que seu governo está fazendo consultas, principalmente com os líderes da Holanda e Alemanha, para adotar a mesma postura que os franceses.   

Para o ministro dos Transportes da Bélgica, Georges Gilkinet, o bloco europeu precisa impor a mesma medida sobre o tráfego aéreo de passageiros com o Brasil, segundo a agência AFP. A Bélgica, porém, não possui voos diretos com o país sul-americano.   

Atualmente, o Brasil contabiliza 361.884 mortos por Covid-19, sem contar a subnotificação, atrás apenas dos Estados Unidos em números absolutos.   

O país liderado por Jair Bolsonaro vive seu pior momento da pandemia, com recordes diários nos números de vítimas e casos, além de colapsos no sistema de saúde pública. Hoje, inclusive, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do governo federal no combate à emergência sanitária. (ANSA)