A Bélgica tem tudo para se tornar nesta quinta-feira a primeira seleção a se classificar para a Eurocopa-2020, enquanto a Holanda, ausente na edição anterior da competição, não pode tropeçar contra a Irlanda do Norte.
Selar a classificação em Bruxelas não poderia ter um cenário teoricamente mais fácil para os Diabos Vermelhos: a partida, contra San Marino, colocará a primeira seleção do ranking Fifa diante da última colocada.
Para garantir a vaga na Euro-2020, os belgas só precisam não se tornar a primeira equipe a perder para San Marino na história das eliminatórias.
Assim, a Bélgica tem tudo para colocar a primeira vaga na Eurocopa no bolso. A Inglaterra poderá seguir os passos belgas na sexta-feira, enquanto Espanha e Itália terão a oportunidade de fazer o mesmo no sábado.
A Bélgica poderia até se classificar antes de entrar em campo, caso Cazaquistão e Chipre, que se enfrentam mais cedo, empatem.
Muito menos tranquilos do que os vizinhos belgas está a Holanda, terceira colocada do grupo C, que precisa vencer em Rotterdam a Irlanda do Norte, vice-líder da chave com três pontos de vantagem sobre os holandeses.
Ausente da Euro-2016 e da Copa do Mundo-2018, a Holanda e suas estrelas Van Dijk, De Ligt e De Jong precisam vencer para não complicar de vez a situação, embora tenham um jogo a menos que o adversário.
Em um grupo E muito acirrado, a vice-campeã mundial Croácia (1ª, 10 pts) tentará se distanciar da Hungria (3ª, 9 pts) e da Eslováquia (2ª, 9 pts).
Programação desta quinta-feira nas eliminatórias para a Eurocopa-2020:
Grupo C
(13h00) Belarus – Estônia
(15h45) Holanda – Irlanda do Norte
Grupo E
(15h45) Eslováquia – País de Gales
(15h45) Croácia – Hungria
Grupo G
(15h45) Letônia – Polônia
(15h45) Macedônia do Norte – Eslovênia
(15h45) Áustria – Israel
Grupo I
(11h00) Cazaquistão – Chipre
(15h45) Rússia – Escócia
(15h45) Bélgica – San Marino
av/fbr/dhe/am