O governo da Bélgica anunciou, nesta quarta-feira (30), que participará de operações aéreas para entregar ajuda humanitária a Gaza, enquanto o território palestino é atingido pela fome.
Segundo um comunicado dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, um avião belga está pronto para voar para Amã, na Jordânia, com medicamentos e alimentos avaliados em aproximadamente 690.000 dólares (R$ 3,8 milhões, na cotação atual).
Uma vez em Amã, a aeronave aguardará instruções para entregar essa ajuda humanitária a Gaza, em coordenação com as autoridades jordanianas e de outros países participantes.
A ONU alertou, no domingo, sobre o nível “alarmante” de desnutrição na Faixa de Gaza, que está sob cerco israelense desde o início da guerra desencadeada pelo ataque do Hamas em solo israelense em 7 de outubro de 2023.
Israel autorizou a entrega de ajuda humanitária a Gaza a partir de domingo, após declarar uma pausa nos combates para fins humanitários em certas áreas do território palestino, onde vivem cerca de 2,4 milhões de pessoas.
ahg/mb/aa