Bélgica anuncia italiano Domenico Tedesco como treinador

BRUXELAS, 8 FEV (ANSA) – O ítalo-alemão Domenico Tedesco, de 37 anos, foi anunciado nesta quarta-feira (8) como novo técnico da seleção da Bélgica.   

Natural de Rossano, o jovem treinador, que tem cidadania alemã, iniciará seus trabalhos nas eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Tedesco foi escolhido pela federação local para substituir o espanhol Roberto Martínez.   

“Desde as primeira reunião senti que tudo estava indo bem, imediatamente nos encontramos na mesma sintonia. Estou muito motivado e mal posso esperar para começar. É uma grande honra para mim ser o novo técnico da Bélgica”, comentou o italiano.   

Após ser eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, a Bélgica pretende reformular sua seleção e começou o processo através do banco de reservas. Essa será a primeira vez que os Diabos Vermelhos serão treinados por um italiano.   

O promissor treinador, que se destacou em suas passagens por Schalke 04 e RB Leipzig, tem na bagagem um vice-campeonato na Bundesliga e um título da Copa da Alemanha.   

Tedesco é mais um italiano a treinar uma seleção estrangeira, após Michele Marcolini (Malta), Marco Rossi (Hungria), Francesco Moriero (Maldivas), Francesco Calona (Eslováquia), Gianni De Biasi (Azerbaijão) e Stefano Cusin (Sudão do Sul). A lista fica ainda mais longa se recordarmos de Carlo Ancelotti (Real Madrid), Antonio Conte (Tottenham), Andrea Pirlo (Fatih Karagumruk), Vincenzo Montella (Adana Demirspor) e Roberto De Zerbi (Brighton).   

A estreia de Tedesco na seleção belga está agendada para dia 24 de março, data da partida contra a Suécia, em Estocolmo, pelas eliminatórias para a Eurocopa. O país ainda vai encarar Áustria, Azerbaijão e Estônia. (ANSA).