Belga vence corrida da França à China em bicicleta solar
Um belga percorreu 12.000 km em uma bicicleta solar entre Lyon, na França, e Cantão, no sul da China, onde nesta sexta-feira (4) foi proclamado vencedor da “Sun Trip”, um trajeto pela Rota da Seda destinado a promover energias renováveis.
Participaram desta primeira edição da insólita competição 39 aventureiros que saíram de Lyon em meados de junho para chegar a Cantão em menos de 100 dias, sem um itinerário estipulado, nem ajuda – apenas com uma bicicleta solar.
Raf van Hulle, arquiteto belga de 43 anos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, ao completar o périplo em menos de 45 dias, com uma média de 270 km diários.
“Estou muito feliz de ter vencido, mas também de não ter danificado minha bicicleta, que é muito cara”, explicou Van Hulle à AFP.
Seu meio de transporte, que ele mesmo construiu e que usa diariamente, conta com um painel solar dianteiro e outro acoplado.
Para ele, a parte mais difícil foi atravessar 3.000 km de estepes desertos no Cazaquistão e em seguida o deserto de Gobi, pedalando com temperaturas de mais de 40ºC.
Seu itinerário atravessou Alemanha, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e China. O trajeto foi mais ao norte que a antiga Rota da Seda, que cruzava Turquia, Síria, Irã e Uzbequistão.
“Tornou-se realidade o desafio de um homem cruzar a Eurásia em menos de 50 dias graças a painéis solares”, comemorou Florian Bailly, criador da “Sun Trip”.
jug/ia/es/pa/ll
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua