BELÉM, 25 DEZ (ANSA) – Centenas de fiéis se reuniram para uma missa na Igreja da Natividade, em Belém, na noite da última quarta-feira (24), enquanto a cidade palestina celebrava seu primeiro Natal festivo em mais de dois anos, emergindo da sombra da guerra na Faixa de Gaza.
As festividades voltaram com força total, com desfiles lotados e shows de música na cidade da Cisjordânia ocupada, que a tradição bíblica coloca como local do nascimento de Jesus Cristo.
Ao som do órgão, uma procissão de dezenas de sacerdotes entrou na Igreja da Natividade, seguida pelo patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, que em sua homilia clamou por paz, esperança e renascimento.
“O Natal nos convida a olhar além da lógica da dominação, a redescobrir o poder do amor, da solidariedade e da justiça”, disse o prelado italiano aos fiéis, poucos dias após ter visitado Gaza para ver de perto a situação da comunidade cristã em meio à trégua no enclave.
“As feridas são profundas, mas devo dizer que, mesmo aqui, mesmo lá, a mensagem de Natal ressoa. Fiquei impressionado com a força deles e com o desejo de recomeçar”, acrescentou.
Desde outubro, uma trégua frágil persiste entre Israel e Hamas, enquanto centenas de milhares de pessoas enfrentam o inverno em Gaza em tendas improvisadas. (ANSA).