Belarus anuncia embargo de alimentos da UE, Reino Unido e EUA

MOSCOU, 11 DEZ (ANSA) – Em mais um episódio da crise entre Belarus e a União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos, o governo de Minsk anunciou neste sábado (11) que introduzirá um embargo para produtos agroalimentares de “nações hostis” a partir de 1º de janeiro de 2022.   

Os países ocidentais impuseram, desde agosto do ano passado, uma série de sanções políticas e econômicas contra os aliados do regime do presidente do país, Aleksandr Lukashenko. O mandatário, considerado o “último ditador da Europa” por estar no poder desde 1994, é acusado de fraudar as eleições e de violar direitos humanos de opositores.   

O anúncio do embargo foi feito pelo próprio Lukashenko durante um encontro do conselho superior da União Econômica Euroasiática, segundo a agência de notícias estatal Belta. A medida é mais um sinal da dependência do presidente da Rússia, que se mantém como única grande parceira do governo.   

Ainda conforme o político, Belarus importou cerca de US$ 530 milhões de euros em produtos nos 10 primeiros meses de 2021.   

Lukashenko garantiu que não haverá desabastecimento no país.   

Além do bloco europeu, dos EUA e do Reino Unido, o país vai parar de importar produtos do Canadá, Noruega, Albânia, Islândia, Montenegro, Macedônia do Norte e Suíça. Os principais produtos afetados serão as carnes in natura de porco, salames e embutidos em geral, frutas, nozes e sal. (ANSA).