Lenda do futebol alemão e também do futebol mundial, Franz Beckenbauer morreu nesta segunda-feira, 8 de janeiro, e ficou marcado na história do futebol como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Campeão com a Alemanha como jogador em 1974, e comandando o seu país de nascimento em 1990, ele ficou marcado na história ao disputar uma semifinal de Copa do Mundo com a clavícula machucada.

O episódio ocorreu no duelo entre Alemanha x Itália. No segundo tempo do confronto, Beckenbauer arrancou ao ataque, quando sofreu uma falta na entrada da área. Na queda, acabou lesionando a clavícula. Ao invés de deixar o campo, como todos imaginavam, o ‘Kaiser’, como ficou conhecido, retornou ao campo de jogo com o braço imobilizado e atuou o restante do jogo, incluindo a prorrogação, desta forma.

Apesar de toda braveza de Beckenbauer em seguir na partida mesmo com a lesão, a Alemanha não conseguiu superar a seleção italiana, e foi derrotada por 4 x 3, dando adeus à chance de conquistar o seu primeiro título mundial, que veio quatro anos mais tarde, e novamente com o Kaiser como grande líder da equipe.