Saúde da mulher

5 bebidas que ajudam a aumentar sua longevidade

Crédito: Pexels

Se você está em busca de uma vida longa e mais saudável, pode dar adeus às bebidas como sucos e refrigerantes repletos de açúcares, conservantes e outros ingredientes artificiais. 

+ Chá verde ou chá preto? Conheça seus benefícios e diferenças


+ 12 bebidas que estimulam o cérebro

Com informações do “Eat This, Not That!”, confira cinco opções deliciosas de bebidas ricas em antioxidantes (que combatem doenças) e outros nutrientes essenciais para a promoção da saúde — uma ótima maneira de começar sua jornada aos 100 anos.

Água

Pexels

“A água é essencial para viver mais porque ajuda o corpo a eliminar toxinas, manter a pressão sanguínea normal, transportar nutrientes, equilibrar eletrólitos e aumentar o metabolismo”, diz a nutricionista Nataly Komova. “Beber bastante água diariamente pode melhorar o funcionamento do corpo, aumentando sua vida útil a longo prazo.”

Cerca de 50% a 70% do corpo humano é composto de água. O líquido pode ajudar a proteger sua medula espinhal, lubrificar e amortecer suas articulações e garantir que seu corpo mantenha uma temperatura normal.

Café

Unsplash

“Os grãos de café estão cheios de antioxidantes, polifenóis e outros agentes anti-inflamatórios e podem estar associados à longevidade e menor risco de doenças crônicas”, aponta a nutricionista Dana Ellis Hunnes.

Em 2018, um estudo publicado pela revista “Progress in Cardiovascular Diseases” descobriu que o consumo habitual de café está ligado a riscos reduzidos de morte cardiovascular, doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral (AVC), bem como melhorias em alguns fatores de risco cardiovascular, incluindo diabetes tipo 2 e obesidade.

A pesquisa revelou, ainda, que o consumo da bebida pode proteger contra algumas doenças neurodegenerativas e está associado a menores riscos de doenças hepáticas e câncer.

Dito isso, é importante observar que adicionar complementos como açúcar, chantilly e xaropes aromatizados à sua xícara pode anular os benefícios do café. Portanto, consuma-o puro ou apenas com leite.

Vinho tinto

Unsplash

De acordo com Nataly, o vinho tinto contém grandes quantidades de resveratrol, um antioxidante que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), diminuir a inflamação e prevenir danos aos vasos sanguíneos.

Um estudo publicado pela revista “Diseases” em 2018 encontrou, ainda, uma ligação entre o consumo moderado de álcool e menor risco de mortalidade, com a menor mortalidade em um ou dois drinques por dia.

Quando se trata de álcool, entretanto, lembre-se que “menos é mais”. Exceder a quantidade de vinho tinto recomendada de um cálice por dia para mulheres pode fazer com que os riscos à saúde superem os benefícios. 

Chá verde

Unsplash

“O chá verde é rico em catequinas e polifenóis com propriedades antioxidantes que previnem doenças combatendo os radicais livres, regulando o colesterol, estabilizando a pressão sanguínea e aumentando a divisão celular”, explica Nataly. “Todos esses benefícios prolongam sua vida útil.”

Além de estar associado a uma melhor saúde cardiovascular geral, o consumo de chá verde pode ter ligação com a melhora da memória, de acordo com uma revisão publicada pela “Phytomedicine”.

Outro estudo de 2013 do “The American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que beber chá verde pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum, ajudando a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Enquanto isso, o galato de epigalocatequina, um tipo específico de antioxidante presente na bebida, pode ajudar a inibir o crescimento de tumores cancerígenos.

Se você está tentando limitar seu consumo de cafeína, pode recorrer a outras opções de chás, como uma mistura herbal anti-inflamatória de alecrim, dente-de-leão e sálvia ou chá de cardo de leite.

Chá preto

Unsplash

O chá verde pode ganhar muita atenção por seu conteúdo antioxidante, mas o chá preto também oferece muitos dos mesmos benefícios de combate a doenças.

A bebida pode aumentar a longevidade reduzindo os níveis de açúcar no sangue e o risco de doenças cardíacas, melhorando o colesterol, ajudando a manter um intestino saudável, diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a propagação de tumores de câncer de mama e reduzindo o risco de AVC.

Para aproveitar todas essas vantagens sem nenhuma armadilha, beba seu chá sem adição de açúcar ou adoçantes. Se você quiser mais sabor, tente adicionar um pouco de limão ou hortelã.