Uma bebê, de apenas seis meses, recebeu por engano uma dose da CoronaVac, imunizante contra a Covid-19, em Villarrica, no Chile. As autoridades sanitárias acompanham o caso para verificar se a criança irá desenvolver algum sintoma adverso mas, até o momento, os relatos indicam que ela está com a saúde boa.
De acordo com a emissora La Tercera, o caso aconteceu na semana passada e a família denunciou que a enfermeira se confundiu no momento de aplicar a vacina porque tanto a CoronaVac, quanto a vacina pentavalente (indicada para crianças de 6 meses, que imuniza contra tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite tipo B) que ela iria tomar estavam no mesmo refrigerador.
Glória Rodriguez, secretária regional de Saúde, relatou que o órgão foi notificado “imediatamente do erro que aconteceu e todas as medidas de controle e observação da criança foram tomadas”.
“Notificamos o Ministédio da Saúde e todas as instituições necessárias para realizar as investigações correspondentes. Estamos preocupados com a saúde da criança e estamos monitorando a evolução”, disse Glória.
Os imunizantes contra o coronavírus estão liberadas para pessoas acima de 16 anos no Chile porque os testes clínicos foram todos realizados com adultos.