Be8 fecha parceria com Air Liquide para comercialização de CO2 biogênico

São Paulo, 1 – A Be8, do setor de biodiesel, firmou parceria com Air Liquide Brasil para o fornecimento de CO2 biogênico capturado pela Be8 na futura fábrica de etanol em Passo Fundo (RS). A unidade deve entrar em operação no segundo semestre de 2026 e contemplará a produção de glúten vital, etanol e farelo (DDGS).

Conforme comunicado da empresa, o aproveitamento do CO2 biogênico, um gás que seria tradicionalmente emitido na atmosfera, transforma o complexo agroindustrial de Passo Fundo em um dos mais completos sistemas de economia circular do Brasil, onde 100% da biomassa é convertida em produtos de alto valor agregado.

A Be8 explicou que ao capturar o CO2 gerado durante o processo de fermentação para produção de etanol, a empresa reverte o que antes seria emissão para a atmosfera em um insumo industrial de grande relevância.

O gás será purificado pela Air Liquide em padrões de alta exigência – incluindo food grade e aplicações medicinais – e destinado a setores estratégicos, como: hospitais (gases medicinais e terapêuticos), indústria de bebidas (carbonatação), setor metalmecânico (soldagem e resfriamento), refrigeração e controle ambiental, agricultura e hortifruti (ambientes de estufa), diversas aplicações industriais de precisão.

Com a entrada do CO2 biogênico em sua matriz de produtos, a Be8 completa o ciclo produtivo e se consolida como uma das empresas brasileiras mais comprometidas com a circularidade completa da biomassa. “Nada se perde: cada elemento da cadeia produtiva se transforma em valor – econômico, social e ambiental”, disse na nota o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella

A Air Liquide é líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde. Presente em 60 países, com aproximadamente 66.500 funcionários, o Grupo atende cerca de 4 milhões de clientes e pacientes.