O Banco Central Europeu (BCE) deve manter a abordagem paciente em sua reunião de política monetária nesta quinta-feira, na avaliação de alguns bancos do continente.

O Danske Bank, maior banco da Dinamarca, diz que não deve haver mudanças, já que as condições financeiras mais amplas têm melhorado desde que foram anunciadas medidas de relaxamento em março. O BCE pode estar esperando que o preço mais alto do petróleo impulsione a inflação, segundo o banco. Os economistas do Danske Bank não acreditam, porém, que a inflação possa ganhar impulso suficiente para levar o BCE a não manter as compras de bônus para além de março de 2017.

O alemão DZ Bank tampouco acredita que deve haver novas decisões para alterar significativamente a política monetária nesta semana. Na avaliação da analista Birgit Figge, do DZ Bank, o banco central pode ser questionado sobre o motivo de as expectativas de inflação não estarem caminhando em linha com a alta no petróleo e também sobre se as expectativas de inflação ainda estariam firmemente ancoradas. Pode ainda haver questões sobre acordos salariais baixos na zona do euro e sobre se o BCE adotara alguma medida se o Reino Unido decidir deixar a União Europeia, disse a analista.

A decisão de política monetária do BCE será divulgada às 8h45 (de Brasília) desta quinta-feira. A partir das 9h30, o presidente do BCE, Mario Draghi, concede entrevista coletiva. Fonte: Dow Jones Newswires.