Economia

BCE mostra-se seguro frente à nova variante do coronavírus enquanto casos se espalham

BCE mostra-se seguro frente à nova variante do coronavírus enquanto casos se espalham

O presidente do Banco da França, François Villeroy de Galhau


PARIS (Reuters) – Os membros do Banco Central Europeu (BCE) procuraram tranquilizar nesta segunda-feira investidores abalados pela nova variante do coronavírus, argumentando que a economia da zona do euro aprendeu a lidar com as sucessivas ondas da pandemia.

Com um risco global “muito alto” de surtos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante ômicron ameaça um renascimento econômico e pode prejudicar os planos do BCE e de outros bancos centrais mundiais de retirar seu apoio de emergência após quase dois anos.

Mas a presidente do BCE, Christine Lagarde, seu vice, Luis de Guindos, e o presidente do banco central francês, François Villeroy de Galhau, mostraram-se seguros em relação a esse novo risco.

“Há uma preocupação óbvia com a recuperação econômica em 2022, mas acredito que aprendemos muito”, disse Lagarde no domingo à emissora italiana RAI.

“Agora conhecemos nosso inimigo e quais medidas tomar. Estamos todos mais bem equipados para responder ao risco de uma quinta onda ou da variante ômicron.”

Seu comentário foi em linha com o de seu compatriota e integrante do BCE François Villeroy de Galhau, segundo o qual “ondas sucessivas provaram até agora ser cada vez menos prejudiciais, e esta não deve provavelmente mudar muito a perspectiva econômica”.

O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, reconheceu o “alto grau de incerteza” e pediu a manutenção de todas as opções de política monetária em aberto, mas argumentou que as taxas de vacinação muito mais altas devem ajudar a Europa a lidar melhor com esses riscos.

Todas as principais fabricantes de vacinas começaram a trabalhar em cima da nova variante, e a empresa norte-americana Moderna disse que um novo imunizante pode ser disponibilizado em grandes quantidades no início de 2022.

Os mercados se acalmaram nesta segunda-feira, enquanto investidores aguardavam mais detalhes da variante, que forçou a readoção de restrições a viagens em alguns países.

(Por Leigh Thomas em Paris, Jesus Aguado e Emma Pinedo em Madri, e Gianluca Semeraro em Milão)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAS0N9-BASEIMAGE


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua