ROMA, 18 DEZ (ANSA) – O Banco Central Europeu (BCE) manteve inalteradas as taxas de juros na zona do euro pela quarta reunião seguida e revisou para cima as projeções de crescimento da economia na área da moeda comum.
Com isso, a taxa sobre depósitos continua em 2%; a taxa de refinanciamento, em 2,15%; e a taxa sobre empréstimos marginais, em 2,40%.
“O Conselho Diretivo decidiu manter as três principais taxas de juros do BCE inalteradas. A avaliação atualizada reafirma que a inflação deve estabilizar-se na meta de 2% em médio prazo”, diz um comunicado divulgado após a reunião desta quinta-feira (18), em Frankfurt, na Alemanha.
Segundo a nota, a instituição não se compromete com trajetórias pré-determinadas para as taxas de juros e “adotará uma abordagem baseada em dados para definir a orientação adequada da política monetária”.
Ainda de acordo com o BCE, o PIB da zona do euro deve avançar 1,4% em 2025, contra 1,2% da estimativa divulgada em setembro, enquanto a projeção para a economia em 2026 melhorou de 1% para 1,2%, e em 2027, de 1,3% para 1,4%.
“Espera-se que o crescimento econômico seja mais forte do que o projetado em setembro, impulsionado principalmente pela demanda interna”, explicou a instituição, que prevê uma inflação de 2,1% na área da moeda comum em 2025, de 1,9% em 2026 e de 1,8% em 2027. (ANSA).