O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quarta-feira (3) o lançamento de testes para avaliar a segurança dos grandes bancos frente aos ciberataques, um fenômeno que aumenta significativamente desde a pandemia da covid-19 e o início da guerra na Ucrânia.

O primeiro teste deste tipo será realizado com 109 entidades sob a supervisão direta do BCE e “procurará avaliar a reação dos bancos a um ciberataque e a sua recuperação após o mesmo, mais do que sua capacidade de prevenir esse ataque”, explicou a instituição em um comunicado.

O cenário de teste, enviado para os bancos esta semana, prevê que um ataque cibernético conseguirá perturbar suas operações diárias. A partir de então, o BCE testará a reação de cada instituição financeira, em particular a ativação dos planos de emergência e as decisões tomadas para retornar à normalidade, explicou o supervisor.

Entre o grupo estudado, 28 bancos selecionados com base em seus modelos de negócio e áreas geográficas terão de “apresentar informação adicional sobre a forma como enfrentaram o ciberataque”, afirmou a entidade europeia.

Atualmente, “o número de ciberataques é superior ao de antes da pandemia”, explicou Anneli Tuominen, membro do Conselho de Supervisão do BCE, em uma entrevista recente ao jornal alemão Börsen Zeitung.

O maior aumento ocorreu nos ataques “de negação de serviço, nos quais os autores perturbam os serviços bancários inundando e obstruindo os servidores dos bancos com pedidos falsos”, explicou.

Também estão aumentando o número de ataques de “ransomware”. Nesse categoria, a vítima é impedida de acessar dados pessoais em seus próprios dispositivos, a menos que seja pago um resgate.

O exercício do BCE, cujos resultados serão publicados em cerca de seis meses, não terá impacto no nível de capital exigido a cada banco para cobrir riscos financeiros.

Em 2025, a instituição financeira realizará mais uma vez seus testes de segurança globais, destinados a avaliar a solidez financeira das entidades bancárias face a cenários de crise econômica.

jpl/smk/nth/acc/zm/yr/tt