ROMA, 18 SET (ANSA) – O Banco Central Europeu (BCE) apresentou nesta segunda-feira (17) em Frankfurt, na Alemanha, as novas notas de 100 e 200 euros, que devem entrar em circulação nos países da moeda comum no dia 28 de maio de 2019.   

Após os lançamentos das de 5, 10, 20 e 50 euros, as duas cédulas encerram a série de novas notas chamada “Europa”. Segundo o BCE, identificar a veracidade das notas é simples, basta utilizar o método “tocar, observar e inclinar”.   

Entre os novos elementos está um holograma-satélite fixado na parte superior da nota, que exibe pequenos símbolos do euro dentro dos algarismos do valor da cédula. Além disso, eles ficam mais nítidos quando são colocados na luz e mudam de cor de acordo com a luminosidade.   

As notas de 100 e 200 euros são amplamente utilizadas na Europa, tanto que a primeira é mais popular até do que a de 10. No final de junho, por exemplo, 2,7 bilhões de cédulas de 100 estavam em circulação na zona do euro, contra 2,5 bilhões de notas de 10.   

Segundo o BCE, as notas “continuam a ser um meio de pagamento confiável e seguro”, já que o “número de falsificações permanece muito baixo”. De acordo com um levantamento, 301 mil cédulas falsificadas foram coletadas no primeiro semestre de 2018, contra as 21 bilhões que estavam em circulação.   

Além disso, o dinheiro ainda é o modo preferido de pagamento entre os europeus. Em 2016, 79% de todos os pagamentos em euros foram realizados através de cédulas. (ANSA)