O Banco Central decidiu por unanimidade nesta quarta-feira, 31, fazer um novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, atingindo a 11,25% ao ano, e afirmou, em comunicado, que sua diretoria antevê cortes na mesma intensidade nas próximas reuniões.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, informou o Comitê de Política Monetária (Copom) em comunicado.

Esta foi a quinta redução consecutiva na taxa básica de juros depois que o BC iniciou seu ciclo de afrouxamento monetário com um corte de 0,50 ponto na Selic em agosto de 2023, mantendo ao longo do processo o discurso de que seguiria nesse ritmo de flexibilização nas reuniões à frente.

Com o novo corte de 0,50 ponto, o Banco Central leva a taxa básica de juros ao menor patamar desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano.