O Banco Central publicou nesta quinta-feira, 19, o Ato de Diretor nº 638, com a designação de membros da comissão que será responsável por inquérito na Gradual Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários, atualmente em liquidação extrajudicial.

A comissão será composta por Andrea Gibbons Medeiros Dalmaz (presidente), Hélio Satoru Myaki (relator) e José Luís Suarez Miyazaki (relator). Todos são servidores do BC. A comissão terá prazo de 120 dias para conclusão dos trabalhos. O ato foi assinado pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro, Sidnei Corrêa Marques.

O BC decretou liquidação extrajudicial da Gradual em 22 de maio, em função da existência de “graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da Gradual CCTVM, o comprometimento de sua situação econômico-financeira, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal seus credores”.

Na época, o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, informou que a liquidação ocorreu devido a operações irregulares na área de câmbio. Além disso, a Gradual estava com patrimônio negativo próximo de R$ 1,6 milhão.