ISTOÉ Gente

BBB21: Viih Tube ficou uma semana sem lavar os cabelos; especialista aponta os riscos

Crédito: Reprodução / TV Globo

A influencer e youtuber Viih Tube, que é uma das confinadas do Big Brother Brasil 21, surpreendeu os internautas ao confessar em rede nacional que estava havia uma semana sem lavar o cabelo. Ela, que tem mechas e faz uso de megahair de presilhas, não pareceu estar com problemas no couro cabeludo por falta de higiene, mas será que essa prática não é danosa para os fios?

Arrotar muito pode indicar algum problema de saúde?

O estresse e suas consequências durante a introdução alimentar

A cosmétologa do Instituto Olivan, Heloisa Olivan, explica quais os riscos de ficar tanto tempo sem lavar o cabelo. A profissional conta que os fios são muito sensíveis a qualquer mudança, e a falta de higiene é um dos fatores que influencia o equilíbrio do cabelo.

“Falta de lavagem, fatores climáticos como poluição e radiação solar aliados às agressões externas como procedimentos químicos e térmicos, apliques ou extensões, além das alterações hormonais, nutricionais e emocionais podem influenciar diretamente a bioquímica do couro cabeludo, alterando sua homeostase (equilíbrio).”


+ Após cobertura ser arrematada em leilão, Carlinhos Mendigo se recusa deixar propriedade
+ Mulher desaparecida é encontrada dentro de cobra píton
+ Furão é estrela de vídeo que recria cenas do filme Ratatouille



Segundo Heloisa, existem muitas bactérias benéficas na nossa pele, principalmente no couro cabeludo, e a limpeza da superfície é muito importante para deixar esses seres vivos em harmonia. “Uma semana sem lavar os cabelos desequilibra todo esse ecossistema, caracterizando uma disbiose e trazendo consigo, aumento de oleosidade, dermatites, descamação, caspa, coceira, enfraquecimento dos fios e até mesmo queda de cabelo.”

Os problemas de um cabelo sujo não são apenas estéticos: caspa e queda capilar estão entre os perigos de não higienizar o couro cabeludo corretamente. “Esteticamente, os cabelos sujos perdem o brilho e o movimento. Ainda que existam truques para disfarçar esse incômodo, como os xampus secos. É importante ressaltar que eles não limpam adequadamente e, portanto, não equivalem a uma lavagem. Já fisiologicamente, ocorre o desequilíbrio das bactérias locais responsáveis pela saúde dos cabelos. Cabeça coçando é sinal de alerta e pode ser um indicativo de foliculite (excesso de oleosidade no couro cabeludo), dermatite seborréica (processo inflamatório causado pelo aumento da atividade das glândulas sebáceas) ou alergia”, continua a cosmetóloga.

Heloisa também fala que quanto mais sebo, ou seja, oleosidade, melhor para um habitante do nosso couro chamado Malassezia globosa. “Esse microrganismo não consegue fabricar seus próprios ácidos graxos (sebo), essenciais à sua sobrevivência, e portanto alimenta-se do sebo humano”, completa.

Para finalizar, Heloisa pontua 5 dicas importantes para não pecar na higiene dos cabelos:

  • Utilizar produtos adequados para cada tipo de couro cabeludo é fundamental. Assim como a pele, o couro cabeludo pode ser normal, seco ou oleoso. Saber o seu tipo é crucial na escolha do produto certo.
  • A lavagem deve ser feita com água em temperatura menor que 25 graus, pois a água quente estimula as glândulas sebáceas da região, responsáveis pela produção da oleosidade.
  • Enxágue bem a região para evitar o acúmulo de produtos na raiz dos cabelos. Condicionadores e cremes não devem ser aplicados diretamente na raiz e o xampu deve ser muito bem retirado após a lavagem. 
  •  Mantenha o secador a uma distância mínima de 30 centímetros da raiz dos cabelos, e a chapinha, cerca de um centímetro e meio longe do couro cabeludo, pois não há produto específico para essa região capaz de atenuar o dano do calor excessivo desses itens. A única solução é o cuidado ao fazer esses procedimentos, ainda mais se realizados com frequência. 
  •  Crie o hábito de utilizar pré-xampus, como esfoliantes capilares, uma vez por semana. A esfoliação possibilita fios mais sadios e radiantes por promover uma limpeza profunda do couro cabeludo, removendo resíduos acumulados, sebo produzido em excesso e caspa, além de melhorar a circulação local e estimular o crescimento dos fios.

Veja também

+ Receita simples de bolo Red Velvet
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS