Em uma grande noite do polonês Robert Lewandowski, autor de três gols na primeira meia hora da partida, o Bayern de Munique se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, com uma goleada acachapante sobre o Salzburg (7 a 1).

A equipe alemã chegou como favorita para o jogo de volta em Munique, após empatar em 1 a 1 na Áustria, e foi além das expectativas ao vencer com gols de Lewandowski (12, 21 e 23), os dois primeiros de pênalti, Serge Gnabry (31), Thomas Muller (54 e 83) e Leroy Sané (86).

“Quando jogamos com essa vontade, com essa energia, é difícil nos parar. Sabemos que Lewandowski é perigoso na área. Seus gols são gols que me agradam como atacante. Ele jogou bem e participou de todo o jogo coletivo” , elogiou o técnico do Bayern, Julian Nagelsmann.

Com seu ‘hat-trick’, o atacante polonês chegou a doze gols em oito jogos na atual Liga dos Campeões, se distanciando na artilharia do marfinense Sebastien Haller, do Ajax, que marcou onze.

Haller vai jogar a partida de volta das oitavas de final na próxima terça-feira, contra o Benfica, depois das duas equipes terem empatado na ida em Lisboa (2-2).

Lewandowski, terceiro maior artilheiro da história da competição, atrás de Cristiano Ronaldo (140) e Lionel Messi (125), elevou sua marca para 85.

Os dois primeiros gols de Lewandowski foram de pênalti (12 e 21), depois que o próprio polonês sofreu duas faltas dentro da área do zagueiro austríaco Maximilian Wober.

– Dobradinha de Muller –

Logo depois de comemorar o segundo gol, veio o terceiro (23). Lewandowski recebeu um passe de Thomas Muller e tocou na bola antes do goleiro sair. A bola bateu na trave mas o rebote foi aproveitado pelo próprio atacante para marcar o terceiro.

“Enviamos uma mensagem. Começamos bem com o pênalti, e com isso entramos bem no jogo. Estamos muito felizes com nosso jogo e, obviamente, isso nos dá esperança de continuar no mesmo caminho”, disse o goleiro do Bayern, Manuel Neuer.

Com a classificação quase garantida, Gnabry marcou pouco depois de meia hora de jogo (31), com um chute cruzado, após o francês Kingsley Coman roubar uma bola perto da área.

No segundo tempo, o festival do Bayern continuou, com o quinto gol, desta vez de Thomas Muller (54), com um chute dentro da área, após um cruzamento de Leroy Sané.

Com a partida decidida para o Bayern, a equipe alemã desacelerou na reta final e a equipe austríaca marcou o gol de honra, por meio do dinamarquês Maurits Kjaergaard (70).

Mas Thomas Muller voltou a marcar (83), novamente com um chute dentro da área após mais um cruzamento de Sané.

“Todo mundo sabia o que este jogo significava para nós para fazer uma boa temporada. Se tivéssemos sido eliminados, teríamos três meses muito tristes pela frente, até o final da temporada”, disse Muller.

“Tivemos a sorte que nos faltou na ida em Salzburgo. No geral fomos melhores. A nossa ambição é sempre disputar todos os jogos de forma perfeita, mas isso nem sempre acontece”, acrescentou o autor da dobradinha.

Depois de duas assistências, Sané veria seu trabalho recompensado com um gol no final (86), após um passe de calcanhar de um brilhante Lewandowski.

bur/psr/aam