Em uma grande noite do polonês Robert Lewandowski, autor de três gols na primeira meia hora da partida, o Bayern de Munique se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, com uma goleada acachapante sobre o Salzburg (7 a 1).

A equipe alemã chegou como favorita para o jogo de volta em Munique, após empatar em 1 a 1 na Áustria, e foi além das expectativas ao vencer com gols de Lewandowski (12, 21 e 23), os dois primeiros de pênalti, Serge Gnabry (31), Thomas Muller (54 e 83) e Leroy Sané (86).

Com seu ‘hat-trick’, o atacante polonês chegou a doze gols em oito jogos na atual Liga dos Campeões, se distanciando na artilharia do marfinense Sebastien Haller, do Ajax, que marcou onze.

Haller vai jogar a partida de volta das oitavas de final na próxima terça-feira, contra o Benfica, depois das duas equipes terem empatado na ida em Lisboa (2-2).

Lewandowski, terceiro maior artilheiro da história da competição, atrás de Cristiano Ronaldo (140) e Lionel Messi (125), elevou sua marca para 85.

Os dois primeiros gols de Lewandowski foram de pênalti (12 e 21), depois que o próprio polonês sofreu duas faltas dentro da área do zagueiro austríaco Maximilian Wober.

– Dobradinha de Muller –

Logo depois de comemorar o segundo gol, veio o terceiro (23). Lewandowski recebeu um passe de Thomas Muller e tocou na bola antes do goleiro sair. A bola bateu na trave mas o rebote foi aproveitado pelo próprio atacante para marcar o terceiro.

Com a classificação quase garantida, Gnabry marcou pouco depois de meia hora de jogo (31), com um chute cruzado, após o francês Kingsley Coman roubar uma bola perto da área.

No segundo tempo, o festival do Bayern continuou, com o quinto gol, desta bez de Thomas Muller (54), com um chute dentro da área, após um cruzamento de Leroy Sané.

Com a partida decidida para o Bayern, a equipe alemã desacelerou na reta final e a equipe austríaca marcou o gol de honra, por meio do dinamarquês Maurits Kjaergaard (70).

Mas Thomas Muller voltou a marcar (83), novamente com um chute dentro da área após mais um cruzamento de Sané.

Depois de duas assistências, Sané veria seu trabalho recompensado com um gol no final (86), após um passe de calcanhar de um brilhante Lewandowski.

bur/psr/aam