O número 1 do mundo e atual campeão do torneio, o russo Daniil Medvedev, sofreu uma dura derrota nesta quinta-feira nas quartas de final do torneio na grama em Maiorca diante do espanhol Roberto Bautista (20º) com parciais de 6-3 e 6-2 em 1 hora e 11 minutos.

Desde sua derrota nas oitavas de final em Roland Garros, o russo chegou às finais dos torneios preparatórios de Wimbledon em ‘s-Hertogenbosch (derrota para o 205º do mundo Tim van Rijthoven) e depois de Halle (derrotado pelo 12º do mundo Hubert Hurkacz), enquanto na ilha mediterrânea perdeu nas quartas de final.

Devido à exclusão dos tenistas russos e bielorrussos como represália devido à guerra na Ucrânia, Medvedev não participará do torneio de Wimbledon que começa na segunda-feira.

Já Bautista vai enfrentar o suíço Antoine Bellier (303º) nesta sexta-feira valendo uma vaga na final.

Mais cedo o grego Stefanos Tsitsipas, número seis do mundo, se classificou para as semifinais ao vencer o americano Marcos Giron por 7-6 (7/5), 4-6 e 6-3.

Tsitsipas, que continua sua preparação para Wimbledon nas quadras de grama do Mallorca Country Club, em Santa Ponça, sofreu para vencer o americano.

Depois de vencer o primeiro set no tie-break, Giron reagiu no segundo e resistiu no terceiro até que o grego quebrou seu saque para abrir 5-3 e vencer o set e a partida com seu saque.

“Tive muito trabalho hoje. Não foi fácil e me exigiu grande esforço físico”, admitiu Tsitsipas após o jogo.

O tenista grego, segundo cabeça de chave, enfrentará nas semifinais o francês Benjamin Bonzi, de 26 anos, que venceu o alemão Daniel Altmaier por 6-3 e 6-4 também nesta quinta-feira.

– Resultados do Aberto de Maiorca:

– Simples masculino – Quartas de final:

Benjamin Bonzi (FRA) x Daniel Altmaier (ALE) 6-3, 6-4

Stefanos Tsitsipas (GRE/N.2) x Marcos Giron (EUA) 7-6 (7/5), 4-6, 6-3

Roberto Bautista (ESP/N.5) x Daniil Medvedev (RUS/N.1) 6-3, 6-2

Antoine Bellier (SUI) x Tallon Griekspoor (HOL) 5-7, 7-6 (7/5), 6-2

./bds/gr/psr/aam