Com 42 pontos do armador Patty Mills, a Austrália venceu a Eslovênia por 107-93 e conquistou a medalha de bronze no torneio de basquete masculino dos Jogos de Tóquio-2020.

Depois de quatro derrotas na disputa do terceiro lugar em Olimpíadas (Seul-1988, Atlanta-1996, Sydney-2000 e Rio-2016), a Austrália finalmente conseguiu subir ao pódio no basquete masculino.

Derrotada pelos Estados Unidos nas semifinais, a equipe da Oceania liderou o placar pela maior parte do jogo e limitou a atuação do astro esloveno Luka Doncic, que terminou com 22 pontos e sete assistências.

Mills, armador do San Antonio Spurs durante 10 anos e que na próxima temporada jogará no Brooklyn Nets, teve uma atuação espetacular, com 42 pontos e quase 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra, além de nove assistências.

Em uma decisão adotada para atender os pedidos da televisão americana, a final do torneio foi disputada antes da disputa do terceiro lugar. A seleção dos Estados Unidos conquistou a medalha de ouro ao vencer a França por 87-82.

tba/pm/mcd/fp