O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu alta nesta quinta-feira, 16, após passar a noite internado no hospital Sírio Libanês, em Brasília. Na tarde desta quarta, 15, Barroso foi hospitalizado após sentir uma indisposição. A suspeita é que o ministro tenha contraído uma virose.
Barroso reclamou de uma queda de pressão durante os trabalhos no tribunal. Ele foi socorrido por colegas e encaminhado para o hospital para a realização de exames. O hospital não publicou boletins médicos sobre o estado de saúde do ministro.
Ex-presidente do STF, Luís Roberto Barroso está em seus últimos dias como ministro do Supremo. Ele assinou sua aposentadoria oficialmente e deixará a Corte no sábado, 18. A decisão foi tomada há pelo menos dois anos, após a morte de sua esposa, Teresa Barroso, em janeiro de 2023.
No último dia 8, ele comunicou seus assessores e o presidente da Suprema Corte, ministro Edson Fachin, sobre sua decisão. Antes, Fachin e a ministra Cármen Lúcia tentaram convencê-lo a mudar de ideia.
O anúncio da aposentadoria imediata pegou boa parte do plenário de surpresa. Alguns ministros, advogados e até o Ministério Público não sabiam que a decisão tinha sido tomada. Barroso leu uma carta de despedida por 20 minutos, embargando a voz em alguns momentos e relembrando sua trajetória de 12 anos no tribunal. Após a aposentadoria, o ministro deverá focar na carreira acadêmica, além de retomar a escrita de livros jurídicos.