Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Barroso e Lewandowski falam ao ‘JN’ sobre liberdade de imprensa

Luís Roberto Barroso
Foto: Divulgação Globo/Marcela Lembruger

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso defendem a liberdade de imprensa como pilar fundamental da democracia na série ‘Brasil em Constituição’, do ‘Jornal Nacional’. Ambos aparecem na edição da próxima quinta-feira, dia 8.

A participação dos dois em rede nacional, levantando o debate sobre o tema, é simbólica num momento em que o Brasil assiste à polarização da disputa pela Presidência da República de dois candidatos que são muito críticos à imprensa. Jair Bolsonaro (PL) ataca jornalistas constantemente, e Lula da Silva (PT) repete vez ou outra o mote regulação de mídia, além de criticar o papel de veículos também.

“Cada vez mais agora cresce o papel do jornalismo profissional. O jornalismo objetivo, o jornalismo que vai buscar os fatos, o jornalismo que tem compromisso com a verdade. A liberdade de imprensa é a base da democracia”, destaca o ministro Ricardo Lewandowski.

Ricardo Lewandowski
Globo/Fábio Rocha

Complementa Barroso, em sua fala: “A liberdade de expressão, que é a liberdade de imprensa, é a liberdade de criação artística, a liberdade que todo mundo tem de emitir a sua própria opinião, onde o passado condena, nós temos que ter muita preocupação em proteger a liberdade de expressão. Mas a liberdade de expressão não pode ser um pretexto para você destruir a democracia”.

A série ‘Brasil em Constituição’ mostra os avanços no País desde a promulgação da Constituição de 1988. Em 23 episódios, o projeto mergulha em outros temas importantes para a sociedade como igualdade de gênero, racismo, liberdade religiosa, educação, entre outros. A série vai ao ar de segunda a sexta-feira no JN e é reprisada pela GloboNews, aos sábados e domingos, às 23h.