09/10/2020 - 12:16
Uma passageira foi forçada a usar uma camiseta emprestada pelo piloto do voo após funcionários da Southwest Airlines, nos Estados Unidos, criticarem a roupa que ela estava usando. De acordo com Kayla Eubanks, a equipe afirmou que a roupa dela, um top preto decotado e uma saia longa, era “lasciva, obscena e ofensiva”.
“Disseram-me que os passageiros poderiam olhar minhas roupas e ficar ofendidos”, contou a mulher em uma série de tweets sobre o caso. De acordo com a mulher, ela questionou os funcionários da companhia aérea se a empresa tinha algum documento com regras sobre o vestuário dos passageiros.
Conforme o The Independent, após muitas pesquisas, a reportagem conseguiu encontrar um código de vestimenta em um “Contrato de Transporte” da companhia aérea, no qual a empresa afirma que a transportadora pode se recusar a transportar passageiros por comportamento perturbador, incluindo “envolvimento em comportamento obsceno, lascivo ou evidentemente ofensivo, incluindo o uso de roupas obscenas, lascivas ou evidentemente ofensivas”.
No entanto, durante o tempo em que foi barrada no portão de embarque, Kayla afirma que ninguém apresentou nenhuma comprovação da existência da regra. Ainda segundo a passageira, o agente do portão afirmou que não estava “conseguindo encontrar” o documento. “Você não está me deixando entrar no avião por causa de uma política que você não pode provar que existe?”, questionou a mulher.
Piloto empresta camiseta
The CAPTAIN of the flight loaned me his shirt so that I could board (having been removed from the flight and the flight being delayed). I eventually took it off.. Only to be told that I would have to speak with a supervisor upon landing pic.twitter.com/sBLCHrRbRO
— Kayla Eubanks (@UziSuzy) October 6, 2020
Logo depois, o piloto do avião foi convidado a intervir na situação. Em um dos vídeos postados por Kayla, o piloto conversa com ela em particular.
“Eles estão odiando você porque você está com uma boa aparência, é isso?”, pergunta o piloto, que acabou emprestando uma camiseta dele para que a passageira pudesse embarcar no voo para Chicago (EUA). Após o atraso no voo, a mulher finalmente foi autorizada a embarcar. Durante o voo, Kayla contou que retirou a camiseta e foi informada de que teria que falar com um supervisor ao pousar.
No desembarque, Kayla devolveu a camiseta ao piloto e falou com dois supervisores. “Você não tem muitas roupas em cima”, diz um deles em um dos vídeos. “Isso revela bastante.” O funcionário afirma ainda que ela não terá permissão para voar na Southwest no futuro se usasse aquela roupa específica de novo.
This video was just so I could have their names but Patrick also tried to get my ID, which I obviously refused. Idek dude. pic.twitter.com/zPvdsz9DMN
— Kayla Eubanks (@UziSuzy) October 6, 2020
“Ambiente centrado na família”
Em nota ao jornal Daily Dot, a Southwest Airlines afirmou que promove um ‘ambiente centrado na família’. “Nossos funcionários são responsáveis pelo bem-estar e conforto de todos a bordo do voo. Fazemos o nosso melhor para promover um ambiente centrado na família e contamos com o uso do bom senso e da discrição de nossos clientes ao viajar.”
“Em relação às nossas políticas, cada situação é muito diferente, e nossos funcionários são responsáveis por seguir nosso Contrato de Transporte, que está disponível em nosso site”, informou a companhia aérea.
“A cliente foi autorizada a viajar em seu itinerário programado e também entramos em contato com ela diretamente para pedir desculpas por sua experiência e reembolsar sua passagem como um gesto de boa vontade”, concluiu a empresa