Uma passageira foi forçada a usar uma camiseta emprestada pelo piloto do voo após funcionários da Southwest Airlines, nos Estados Unidos, criticarem a roupa que ela estava usando. De acordo com Kayla Eubanks, a equipe afirmou que a roupa dela, um top preto decotado e uma saia longa, era “lasciva, obscena e ofensiva”.

“Disseram-me que os passageiros poderiam olhar minhas roupas e ficar ofendidos”, contou a mulher em uma série de tweets sobre o caso. De acordo com a mulher, ela questionou os funcionários da companhia aérea se a empresa tinha algum documento com regras sobre o vestuário dos passageiros.

Conforme o The Independent, após muitas pesquisas, a reportagem conseguiu encontrar um código de vestimenta em um “Contrato de Transporte” da companhia aérea, no qual a empresa afirma que a transportadora pode se recusar a transportar passageiros por comportamento perturbador, incluindo “envolvimento em comportamento obsceno, lascivo ou evidentemente ofensivo, incluindo o uso de roupas obscenas, lascivas ou evidentemente ofensivas”.

No entanto, durante o tempo em que foi barrada no portão de embarque, Kayla afirma que ninguém apresentou nenhuma comprovação da existência da regra. Ainda segundo a passageira, o agente do portão afirmou que não estava “conseguindo encontrar” o documento. “Você não está me deixando entrar no avião por causa de uma política que você não pode provar que existe?”, questionou a mulher.

Piloto empresta camiseta

Logo depois, o piloto do avião foi convidado a intervir na situação. Em um dos vídeos postados por Kayla, o piloto conversa com ela em particular.

“Eles estão odiando você porque você está com uma boa aparência, é isso?”, pergunta o piloto, que acabou emprestando uma camiseta dele para que a passageira pudesse embarcar no voo para Chicago (EUA). Após o atraso no voo, a mulher finalmente foi autorizada a embarcar. Durante o voo, Kayla contou que retirou a camiseta e foi informada de que teria que falar com um supervisor ao pousar.

No desembarque, Kayla devolveu a camiseta ao piloto e falou com dois supervisores. “Você não tem muitas roupas em cima”, diz um deles em um dos vídeos. “Isso revela bastante.” O funcionário afirma ainda que ela não terá permissão para voar na Southwest no futuro se usasse aquela roupa específica de novo.

“Ambiente centrado na família”

Em nota ao jornal Daily Dot, a Southwest Airlines afirmou que promove um ‘ambiente centrado na família’. “Nossos funcionários são responsáveis ​​pelo bem-estar e conforto de todos a bordo do voo. Fazemos o nosso melhor para promover um ambiente centrado na família e contamos com o uso do bom senso e da discrição de nossos clientes ao viajar.”

“Em relação às nossas políticas, cada situação é muito diferente, e nossos funcionários são responsáveis ​​por seguir nosso Contrato de Transporte, que está disponível em nosso site”, informou a companhia aérea.

“A cliente foi autorizada a viajar em seu itinerário programado e também entramos em contato com ela diretamente para pedir desculpas por sua experiência e reembolsar sua passagem como um gesto de boa vontade”, concluiu a empresa