Cultura

Bares da Itália criam drinques inspirados em filmes de Fellini

ROMA, 22 JAN (ANSA) – Em homenagem ao diretor Federico Fellini, que completaria nesta segunda-feira (20) 100 anos de idade, alguns bares da Itália criaram drinques exclusivos inspirados em filmes do famoso cineasta.   

A barlady Roberta Martino, do Palazzaccio di Roma, desenvolveu um coquetel inspirado no filme “Amarcord”, lançado em 1973. O drinque é feito com conhaque Thomas Hine, licor Amaro Formidabile, runs Pappagalli Remember Trinidad e Amargo Chuncho e uma rodela de laranja.   

Na cidade de Catania, Carmelo Buda, proprietário do bar Oliva.co, criou um drinque inspirado no famoso filme “La Dolce Vita”. De acordo com o barman italiano, a base da bebida é feita com um gin fabricado em Roma e ele se mistura com um dos coquetéis mais famosos, o White Lady.   

Buda afirmou que o sabor das frutas cítricas do White Lady representa a atriz Anita Ekberg, que no longa de Fellini interpretou Sylvia. Já o gin romano é uma homenagem ao personagem Marcello, interpretado pelo ator Marcello Mastroianni.   

Já Alessandro di Fabrizio, barman do La Nuova Lavanderia, em Pescara, fez uma bebida inspirada no filme “Oito e Meio”. O coquetel é feito predominantemente com o gin romano da Seven Hills.   

Natural de Rimini, Fellini foi autor de obras-primas como “La Dolce Vita”, “Julieta dos Espíritos”, “Noites de Cabíria”, “A Estrada da Vida”, “Oito e Meio” e “Amarcord” – os quatro últimos venceram o Oscar de melhor filme estrangeiro -. O cineasta italiano é um dos nomes mais importantes do cinema mundial e será lembrado com eventos por toda a Itália, incluindo óperas, exposições, peças teatrais, projeções especiais e concursos.(ANSA)