O Barcelona vai defender seu título na final da Supercopa da Espanha, após derrotar o Osasuna por 2 a 0 nesta quinta-feira (11), na segunda semifinal do torneio, disputada no estádio Al-Awwal de Riade, na Arábia Saudita.

Os gols de Robert Lewandowski (59′) e Lamine Yamal (90’+3) colocaram o Barça na disputa pelo troféu no próximo domingo, nesse mesmo estádio, contra o Real Madrid, que na quarta-feira bateu o Atlético de Madrid por 5 a 3, em jogo decidido na prorrogação.

O primeiro clássico de 2024 vai reeditar a final da Supercopa do ano passado, vencida pelo Barça, que no final da temporada também faturou o título do Campeonato Espanhol.

O time catalão chegou a Riade com o objetivo de repetir a história para engrenar em LaLiga, mas voltou a mostrar suas dificuldades para matar um jogo que dominou desde o início.

Diante de um Osasuna bem postado em campo, o Barcelona foi impreciso na maioria das finalizações.

– Lewandowski abre o caminho –

Sergio Herrera, goleiro do Osasuna, foi um muro debaixo das traves, especialmente para o atacante polonês Robbert Lewandowski, que apesar de ter se destacado na partida, continua longe de repetir o desempenho mostrado na temporada passada.

Lewandowski parou em Herreira depois de receber bom passe de Frenkie de Jong em boa jogada de contra-ataque (13′) e também cabeceou com perigo após cobrança de escanteio (31′).

O Barça criava mais e tentava de todas as formas abrir o placar, enquanto o Osasuna buscava surpreender com saídas rápidas, uma estratégia que quase deu frutos antes do intervalo.

Ante Budimir teve a chance de abrir o placar em boa jogada individual, deixando adversários para trás e finalizando para boa defesa de Iñaki Peña (39′).

O goleiro do Barcelona voltou a brilhar minutos depois, ao salvar uma cobrança de falta colocada de José Arnaiz (43′).

Até que no segundo tempo Lewandowski abriu o caminho para a vitória do Barça, depois de receber bom passe de Ilkay Gundogan na entrada da área e bater rasteiro no cantinho de Herrera (59′).

– Osasuna não se rende –

Em vantagem no placar, o time catalão se mostrou muito mais tranquilo e quase ampliou quando João Félix, que havia entrado no lugar de Ferran Torres (61′), invadiu a área e obrigou Herrera a fazer grande defesa (68′).

O Osasuna se lançou com tudo nos últimos 20 minutos e colocou a defesa do Barcelona em apuros. Budimir teve a chance de empatar em chute colocado que Iñaki Peña segurou (78′).

Mas a pressão abriu espaços que o Barça aproveitou para matar o jogo com o jovem Lamine Yamal, que recebeu na área de João Félix e fez o segundo já nos acréscimos (90’+3).

gr/dr/cb/am