O Barcelona venceu a Inter de Milão por 2 a 1 de virada em casa, com dois gols de Luis Suárez, nesta quarta-feira pela Liga dos Campeões, em uma partida acirrada na qual o time da casa começou apagado mas melhorou no segundo tempo.

O argentino Lautaro Martínez abriu o placar com um chute cruzado (3), mas Luis Suárez conseguiu o empate com um belo voleio (58) e desempatou no fim após ótima jogada de Lionel Messi (84). O resultado deixa o Barcelona em segundo lugar no grupo F empatado em 4 pontos com o líder Borussia Dortmund, que mais cedo havia vencido o Slavia de Praga por 2 a 0.

O astro Lionel Messi voltou a ser titular uma semana depois de deixar o campo na partida do campeonato espanhol contra o Villarreal (2-1) devido a uma lesão na coxa esquerda.

Foi a segunda vez nesta temporada que o capitão do Barça jogou no ataque ao lado do uruguaio Luis Suárez e do francês Antoine Griezmann, contratado para esta temporada.

O técnico Ernesto Valverde teve que escalar dois laterais destros, Nelson Semedo e Sergi Roberto, devido às lesões de Jordi Alba e Junior Firpo.

No lado da Inter, com o desfalque do belga Romelu Lukaku, o técnico Antonio Conte apostou em uma dupla ofensiva formada por Lautaro Martínez e o chileno Alexis Sánchez, de volta ao Camp Nou onde jogou entre 2011 e 2014.

No centro da zaga de três, Conte colocou o ex-zagueiro central do Atlético de Madrid, Diego Godín.

– Inter melhor no 1° tempo –

O Barcelona teve mais posse de bola no primeiro tempo mas não chegou a assustar a sólida defesa da Inter que criou as melhores chances diante dos 86 mil torcedores no Camp Nou.

Logo aos 3 minutos o time italiano abriu o placar em uma jogada rápida. Após uma cobrança de falta no meio-campo, Lautaro Martinez recebeu e ganhou na corrida do zagueiro francês Lenglet. Meio desequilibrado, o argentino conseguiu chutar cruzado no canto do goleiro Ter Stegen.

O jogo começava da pior maneira possível para o Barça, que há duas semanas não havia conseguido passar do empate com o Borussia Dortmund.

Após um gol anulado de Candreva por impedimento (26), Lautaro Martínez voltou a assustar com uma cabeçada que obrigou o goleiro Ter Stegen a fazer uma defesa espetacular (37).

Messi, Suárez e Griezmann não conseguiam se conectar pelo meio, e o time buscava suas oportunidades através de bolas aéreas ou com chutes de longe.

O craque argentino experimentou com um disparo de frente para a área interceptado por Handanovic (25), que também defendeu outro chute de Luis Suárez (40).

Enquanto o Barça controlava a bola mas não oferecia perigo, os contra-ataques da Inter eram bem mais perigosos.

– Suárez salvador –

O time da casa melhorou após o intervalo, quando Ernesto Valverde colocou Arturo Vidal no lugar de Busquets (52) e Ousmane Dembelé (65) no de Griezmann.

Logo depois de entrar, o meia chileno cruzou rasteiro para Luis Suárez, que empatou com um belo voleio de primeira (58).

O gol foi um balde de água fria para a equipe italiana, que até então havia se mostrado muito firme na defesa e que, de repente passou a sofrer uma pressão intensa do Barça, animado com o empate.

Mas a Inter não perdeu sua organização defensiva e resistiu praticamente até o final da partida. Foi quando o ‘Pistolero’ voltou a aparecer para dar a vitória a sua equipe, após um passe sob medida de Lionel Messi.

O argentino fez uma linda jogada pela direita deixando para seu companheiro empurrar para o fundo das redes da Inter (84) e garantir três pontos de ouro ao Barça em sua primeira vitória na Champions.

gr/mcd/aam